
JdeB – O programa Mesa Brasil, mantido pelo Sesc de Francisco Beltrão, teve redução de arrecadação de alimentos em 2022. Esta redução também foi percebida pelo programa em nível estadual. Na unidade de Beltrão Foram recebidos 166 mil quilos de alimentos em 2022 de empresas da região, e mais três mil quilos de cenoura transferidos da unidade de Guarapuava pra de Beltrão. Estes alimentos foram entregues a instituições de 14 municípios da região.
Em 2020 e 2021, o programa recebeu, respectivamente, 217.230 quilos e 238.933 quilos. O número de pessoas atendidas também caiu de um ano para outro. A gerente da unidade do Sesc e coordenadora local do Mesa Brasil, Denise Trindade, explica que essa redução ocorreu porque anteriormente havia um atendimento emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia de covid-19 e também foram atendidas as secretarias municipais de Assistência Social de Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco e Renascença.
Denise relata que em 2022 houve uma queda nas doações para unidade de Francisco Beltrão e nas demais do Estado, “visto que houve essa percepção da necessidade de arrecadação de alimentação, então teve muitas organizações se mobilizando pra também arrecadar alimentos. Hoje, o programa atende 77 instituições assistenciais públicas e civis e escolas, dentro de critérios necessários para receber as doações, em 13 municípios do Sudoeste. “A intenção nossa é conseguir ampliar mais, mas temos um limite por causa da estrutura. Então, nós vamos caminhando a passos lentos, pra não deixar de atender quem já está sendo beneficiado pelo programa”, ressalta Denise.
14 cidades atendidas
No ano passado o programa passou a atender a Guarda Mirim e a Casa da Paz, em Dois Vizinhos. Agora, os alimentos chegam a entidades cadastradas de Beltrão, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Eneas Marques, Itapejara, Mangueirinha, Marmeleiro, Palmas, Pato Branco, Renascença, Vitorino.
Os veículos do Mesa Brasil arrecadam alimentos, tais como frutas, verduras, panificados, entre outros, em supermercados, panificadoras, industrias de alimentos, cooperativas, produtores rurais e distribuidoras de frutas e também recebe doações de voluntários e de promoções. Os alimentos são triados e distribuídos para as entidades e escolas parceiras. “O Mesa Brasil é o maior banco de alimentos da América do Sul”, frisa Denise. O programa em Beltrão conta com uma equipe técnica formada por assistente social, nutricionista, auxiliar, três motoristas e um terceirado que presta serviços gerais.
Em breve, um novo profissional de Nutrição será contratado para o Mesa Brasil local porque a nutricionista Denise Trindade foi promovida ao cargo de gerente executiva da unidade do Sesc (leia acima).