
No Paraná, o governador Ratinho Júnior (PSD) construiu uma ampla aliança para ir em busca de um segundo mandato no Palácio Iguaçu na eleição de daqui dois meses — 2 de outubro. O partido tem o apoio de mais cinco legendas, PP, MDB, Solidariedade, Pros e Republicanos.
O PSD lançou sábado 31 candidatos a deputado federal e 55 para a Assembleia. Do Sudoeste, para Brasília, o nome de Paulo Litro (Dois Vizinhos); para a Assembleia, Ademar Traiano e Wilmar Reichembach (ambos de Beltrão) e Luiz Fernandes Litro (Dois Vizinhos).
Cerca de cinco mil pessoas acompanharam a convenção que confirmou Ratinho Júnior e o vice-governador Darci Piana (PSD). O objetivo do PSD é ampliar a sua presença como a maior força política paranaense, que atualmente já comanda 141 prefeituras, mais de um terço do total de municípios do Estado, além de ter 55 vice-prefeitos e 659 vereadores.
O partido também tem a maior bancada da Assembleia, com 16 deputados estaduais, e seis deputados federais. Em seu primeiro discurso como candidato oficial, Ratinho Júnior disse que a sua missão é manter o ambiente de união política iniciado em 2019 no Paraná para que o Estado continue a se desenvolver socioeconomicamente de maneira sustentável.
“Depois de 30 anos de brigas políticas, em que governadores e senadores sequer se falavam, nós temos um Estado pacificado, com uma ampla base de apoio, o que nos permitiu avançar muito nos últimos três anos e meio.”
Geração de emprego
“Batemos recordes na geração de empregos e na abertura de novas empresas, atraímos R$ 120 bilhões em investimentos privados para a instalação de novas indústrias e tiramos grandes obras do papel que eram aguardadas há décadas, como a segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, em Foz do Iguaçu.”
Ao citar programas como o Cartão Comida Boa, que repassa recursos mensalmente para que famílias carentes comprem alimentos, e o Mais Merenda, que oferece três refeições por turno aos estudantes dos colégios estaduais, o candidato à reeleição, Ratinho Júnior, foi muito aplaudido na convenção.
Convenção do Pros
O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) oficializou na tarde de sábado o apoio ao governador Ratinho Júnior.
Atualmente, o partido no Paraná é representado pelos deputados federais Aline Sleutjes e Toninho Wandscheer e os deputados estaduais Soldado Fruet e Boca Aberta Júnior. O partido ainda comanda seis prefeituras, tem 11 vice-prefeitos e 134 vereadores em todo o Estado.
No Sudoeste, os nomes para a eleição são, para Brasília, Pastora Patrícia (Beltrão), e para a Assembleia, Fabiano Oliveira (Marmeleiro).
Ratinho Júnior agradeceu o apoio do partido e disse que conta com o auxílio das lideranças não apenas para a eleição de outubro, mas também para continuar com as políticas focadas no desenvolvimento econômico e social do Paraná.