Consumidores aproveitam os preços menores para economizar e empresários conseguem fazer caixa para comprar novas coleções.

Por Leandro Czerniaski – Os preços e descontos não são tabelados, mas há muita oportunidade de comprar calçados, roupas e acessórios com valor abaixo do praticado normalmente nas lojas. Essa é a principal ideia da Expoliquida, segundo a própria Acefb: “Nossa única exigência para o expositor é que traga descontos reais para a feira”.
Alguns lojistas foram mais modestos e estão com produtos a partir de 20%, mas no geral o consumidor vai pagar entre 40% e 60% a menos na exposição de queima de estoque que acontece no centro de eventos. Há lojas praticando até 80% de desconto e muitas bancas com itens a preço fixo. A abertura da Expoliquida foi ontem e a feira de liquidação prossegue até amanhã. Esta é a quarta edição do evento que vem se consolidando na região pela sua proposta de reunir num único espaço lojistas de diferentes segmentos para renovar o estoque. Para quem expõe, é uma oportunidade de girar dinheiro rápido para comprar novas coleções – e até de ganhar visibilidade para seu negócio – e para os clientes a vantagem é adquirir itens com valor abaixo do praticado nas lojas.
O setor de confecções e calçados domina o evento, mas também há estabelecimentos de semijoias e acessórios, material escolar, decoração e até vinhos. “A principal pegada daqui é o preço baixo, inclusive para produtos de marcas renomadas, então tem muita diversidade. Além disso, o expositor está investindo mais em seu estande e ganhando expertise de como fazer a feira de liquidação e isso tem se destacado nesta edição”, comentou Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Acefb. A entidade empresarial é quem organiza a Expoliquida, com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura.
Boa expectativa
A grande movimentação de pessoas logo na abertura do centro de eventos animou os expositores, que têm uma boa expectativa para a feira. “Temos peças sendo vendidas pelo preço de custo, fizemos questão de oferecer descontos bons e trouxemos muita variedade. As vendas feitas aqui são um impulso para formamos a coleção de verão”, comenta a comerciante Rose Giordani Teló, da Gior Bless.
Ela participa desde a primeira edição e neste ano levou cerca de três mil itens para serem liquidados. Para a empresária Angela Grassi, da Divinna, a Expoliquida não traz tanto resultado imediato, mas é uma forma de tornar sua loja de roupa íntima, sex shop e moda fitness mais conhecida. “A gente vende um pouco, mas o principal que percebemos na última edição é a divulgação, levar clientes que nos conhecem aqui para a loja, futuramente.”
Ela tem trabalhado com descontos menores em peças íntimas, levou itens de coleções novas e tem roupas com até 60% de desconto.