
Por Leandro Czerniaski – Desde a abertura da programação de Natal de Francisco Beltrão, no fim de novembro, a praça central virou um novo centro gastronômico da cidade. É que o local concentra dezenas de food trucks de lanches e bebidas para quem está à passeio para ver a decoração e os atrativos natalinos da cidade. Ao todo, são 36 diferentes opções do que comer e beber e uma oportunidade a mais para pequenos empreendedores beltronenses.
O casal Carmelita e Francisco Sestunpf tem três anos de experiência na venda de lanches na praça — começaram de forma modestas e agora estão com um trailler —, e neste ano estão trabalhando todas as noites no entorno do calçadão. “Mesmo em dias que não vende muito eu venho pensando na venda do ano todo, em fidelizar os clientes; mas de uma forma geral está sendo bem bom o movimento”, diz Carmelita, que vende pastel, rissoles e cachorro-quente.
Já o empresário Michel Neves está inaugurando neste fim de ano o trailler que comprou há 60 dias para montar e vender hot dog estilo americano. A proposta é diferenciada, com produtos que utilizam salsicha mais nobre e combinam diferentes molhos — diferente dos tradicionais hot dogs de Beltrão — e está sendo bem aceita. “Percebo que muita gente que veio experimentar está voltando, e isso é um bom sinal”, cita.
Quem também “estacionou” na praça de alimentação do calçadão foi o empreendedor Welinton Felipe de Camargo, que tem uma distribuidora de chopp e montou um “beer truck”. A ideia é atender festas e eventos e a experiência na praça está servindo para vender e divulgar o produto. “O movimento tem sido bem bom e aqui é uma oportunidade a mais pra gente”, afirma.

Diversidade de opções
Além destes, há outros food trucks com diferentes tipos de lanches e bebidas, desde os mais tradicionais até os gourmet. A ideia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, que organzia o espaço, é justamente trazer a diversidade desta modalidade de gastronomia para a área central, em um período do ano em que estabelecimentos permanentes não dariam conta de atender a clientela, dado o alto número de pessoas que passa pelo local. Apesar de não pagar aluguel, eles bancam a energia elétrica gasta por cada trailer.
Liliana Andrade, secretária da pasta, cita que a preferência é sempre de empreendedores que já tenham vínculo com os projetos da Semdetec. “Nosso interesse é em desenvolver esse segmento e, ao longo do ano, temos várias ações que visam profissionalizar os empreendedores, seja na questão da qualidade dos produtos, da sanidade ou da gestão do negócio. Como temos uma limitação de espaço, optamos por trazer quem já nos atende ao longo do ano em eventos e feiras e vem participando dos projetos”, explica.
Na próxima sexta, inclusive, um grupo de food truckers recebe a certificação de uma capacitação feita em parceria com o Senac.
