
JdeB – A Azul Conecta, subsidiária da Azul Linhas Aéreas, deixou de operar a linha entre os aeroportos Paula Abdala, de Francisco Beltrão, e Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba. A companhia operava os voos nas manhãs de segunda, quarta e sexta-feira. O último voo foi na sexta-feira, 9, com um desembarque e um embarque. A Azul Conecta utiliza os aviões monomotores Cessna Caravan 208, com piloto e copiloto e capacidade para nove passageiros.
O vice-prefeito Antônio Pedron (PSD) disse que a linha estava tendo poucos passageiros. Segundo ele, outras cidades da região Norte do Paraná também deixaram de ter linha área. É que estes municípios ficam próximos de cidades como Londrina e Maringá, que possuem aeroportos de maior porte. Para Antônio, foi perdida uma grande oportunidade, e o valor da passagem era barato.
A linha voltou a ser oferecida no começo deste ano, depois ter sido suspensa em março de 2020 devido à pandemia de covid-19.
Melhorias no aeroporto
Apesar de a Azul Conecta deixar de operar a linha Beltrão-Curitiba, o Aeroporto Paulo Abdala vem recebendo várias melhorias. A primeira delas foi o recapeamento da pista e área de estacionamento dos aviões, novas luminárias foram colocadas no sistema de balizamento noturno, nas laterais e cabeceiras da pista.
O próximo investimento será a instalação de um novo farol para a localização do Aeroporto Paulo Abdala à noite. Ricardo Capeletti, diretor do aeródromo, diz que o farol pode ser visto por aeronaves a uma distância de 60 quilômetros.
Os investimentos estão sendo feitos com recursos da Prefeitura de Beltrão.
Aviação corporativa
O Aeroporto Paulo Abdala continua sendo usado para aviação corporativa. Há pelo menos seis a sete aviões – bimotor e a jato – usados por empresas locais e da região para viagens a negócios e audiências. Também há os aviões particulares e do Aeroclube, para voos particulares e do curso de piloto privado.