Neste ano, estudantes contaram com conteúdo extra sobre educação financeira, através de parceria com a Cresol.

Por Juliam Nazaré – Aproximadamente 1,3 mil alunos dos quintos anos de Francisco Beltrão serão formados pelo Proerd neste ano. 652 foram diplomados no primeiro semestre e outros 568 estão em contagem regressiva para o evento de 1º de dezembro. O evento reúne, além de todas as escolas da rede municipal de ensino, instituições particulares, como o Colégio Betel, Nossa Senhora da Glória e Vida e Ensino.
Na Escola Maria Helena Vandresen, a última da série de aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi aplicada nesta quinta-feira, 3. A Soldado Thiara, responsável por aplicar as lições, despediu-se dos alunos, os quais voltará a vê-los na formatura. Para finalizar os trabalhos, houve aula extra sobre educação financeira, numa parceria com a Cresol. Além dela, também atuaram pelo programa no município as soldadas Andreia e Francine.
“São dez aulas e, após elas, partimos para a questão financeira. O objetivo é que as crianças aprendam a fazer boas e conscientes escolhas na hora de administrar o dinheiro. Pra isso, usamos o modelo de tomada de decisão do Proerd no intuito de terem consciência para fazer boas escolhas com os recursos que lhes forem disponíveis. Num segundo momento, a ‘Rota do conhecimento’, uma dinâmica voltada à educação financeira.”

Para a diretora Ediane de Araújo, o Proerd é importante, mas para ser efetivo de fato, é necessário que a família dos estudantes também os orientem.
“A escola ajuda a formar o caráter das crianças. É uma ajuda importante para terem consciência do que pode ajudar ou prejudicar a vida deles.”
São 75 formandos, de três turmas de quintos anos, na Maria Helena.
Conteúdos
O Proerd funciona há 22 anos no Paraná. No atual formato, os alunos refletem e resolvem situações do cotidiano, sempre avaliando as consequências de cada escolha. Os conteúdos abordam responsabilidade; bebidas alcoólicas e tabaco; risco e consequências sobre decisões que tomam; como resistir à pressão dos colegas; formas de evitar a tensão; estilos de comunicação; comunicação não verbal e escuta ativa; bullying; bom cidadão e rede de ajuda: as pessoas que o aluno pode recorrer no momento em que precisar.