
JdeB (*) – As cooperativas industriais Coasul e Coopertradição são parceiras do BRDE e têm buscado linhas de crédito do banco para expandir os seus negócios. A Coasul – Cooperativa Agroindustrial – em 2022 conseguiu a liberação de R$ 35 milhões, na Linha Pronaf, para ampliação de armazenagem e melhoria no fluxo de recebimento de grãos para os entrepostos de Francisco Beltrão (Linha Gaúcha), Salto do Lontra, Ampere, Laranjeiras do Sul e Chopinzinho (Mato Branco). No entreposto da Coasul da Linha Gaúcha, o investimento na expansão resultou na contratação de mais oito funcionários. Durante a safra, a unidade emprega mais 20 funcionários temporários, que somam-se aos fixos trabalham em três turnos de 24 horas.
Em dezembro de 2022, foi assinado mais um contrato de R$ 35 milhões, na Linha Pronaf, para ampliação da unidade de armazenagem de Itapejara D’ Oeste. Desse contrato, conforme a direção da cooperativa, ainda não foram liberados recursos.
A Cooperativa Agropecuária Tradição (Coopertradição), de Pato Branco, apresentou em 2022 o projeto para a primeira etapa de implantação de indústria de esmagamento de soja com estrutura de armazenagem associada. À época da assinatura do termo, o presidente da cooperativa, Julinho Tonus, disse que há uma crescente necessidade de ampliação da infraestrutura de recebimento de grãos, já que, a cada ano, o produtor rural investe mais em tecnologia e, consequentemente, melhora seus índices de produtividade. A nova indústria da Coopertradição contará com uma infraestrutura moderna, com equipamentos de última geração, o que permitirá um aumento de todo o processo de industrialização da soja, além de contribuir para um aumento na arrecadação de tributos, gerando mais de 100 empregos diretos e cerca de 300 indiretos.
*Com informações das assessorias de imprensa.