
JdeB – As vitrines do centro de Francisco Beltrão estão bem diversificadas neste fim de ano. Além de datas tradicionais para o comércio, como as vendas de Natal e da Black Friday — toda última sexta de novembro —, a Copa do Mundo também virou tema de ofertas e campanhas.
O comércio beltronense está ofertando produtos mais direcionados à Copa, como TVs, móveis e cervejeiras, além do movimento no setor de alimentos e bebidas. Mas todos os segmentos estão enfocando promoções para engajar e atrair clientes, seja com a Black Friday ou até as campanhas de Natal”, avalia o presidente da CDL de Francisco Beltrão, Davi Nesi.
Os dados animam os comerciantes. Somente o 13º salário, que começa a ser pago nesta semana, deve injetar R$ 15,1 bilhões na economia paranaense. O Estado também é o terceiro do País com a maior intenção de consumo das famílias, segundo a Fecomércio. Isso estimula o comércio.
O empresário Vanderlei Benetti, da Safira Sports, percebeu uma procura menor por camisas do Brasil nas semanas que antecedem a Copa deste ano. Mas itens com as cores e símbolos do País estão vendendo, tendo uma boa procura nos últimos meses, de forma mais regular.
“Acredito que após os jogos do Brasil, e principalmente se a seleção tiver um bom desempenho, esse clima de Copa vai aumentar no comércio e entre as pessoas”, pontua Vanderlei.
O primeiro jogo do Brasil é na próxima quinta-feira, dia 24, contra a Sérvia, às 16h.
A CDL deixou livre para a escolha das empresas se os funcionários serão dispensados ou não durante os jogos da seleção, com compensação de horas.