
Por Niomar Pereira – Segue até amanhã o 1º Nivelamento de Salvamento Veicular promovido pelo 10º Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão. O curso começou ontem, 10, com grupos diferentes a cada dia, com a participação de bombeiros militares, bombeiros comunitários e socorristas do Samu, totalizando 120 pessoas. Estão sendo repassadas técnicas e táticas de extração de vítimas encarceradas em acidentes de trânsito. O treinamento ocorre no quartel do Corpo de Bombeiros da Cidade Norte.
A capitã Thayane, comandante do 1º SGB/10º GB, diz que cerca de 70% das ocorrências atendidas pela corporação são acidentes de trânsito. Como diferentes profissionais estão envolvidos no resgate das vítimas, ela citou a importância de todos estarem alinhados com a mesma técnica.
A ideia é tornar o serviço mais eficaz, melhorar ainda mais o tempo de salvamento dando mais chances de sobrevida aos que sofrem acidentes de trânsito. A oficial relata que cada caso é bastante específico e depende da complexidade do acidente, mas em média, a orientação é para que em até 1 hora, a vítima já tenha sido levada para o hospital. A capitã Thayane observa ainda que a região tem altos índices de acidentes, normalmente com feridos graves envolvendo muitas vezes motociclistas, ocupantes de carros sem cinto de segurança e veículos em alta velocidade. Participam bombeiros militares e comunitários de Beltrão, São Jorge D’Oeste, Salto do Lontra, Realeza, Dois Vizinhos, Ampere, Santo Antônio do Sudoeste e Capanema.