23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Curso de Nutrição recebe grupo da 3ª idade de Bom Sucesso do Sul

Eles receberam dicas de alimentação saudável em uma tarde de atividades muito interativa com os acadêmicos da Unipar.

Foto: Assessoria.

No dia 14 de julho, o curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão recebeu um grupo da terceira idade do município de Bom Sucesso do Sul. Os alunos formandos do curso de Nutrição, junto com os professores Eduardo Szpak e Indiomara Baratto, realizaram uma tarde de atividades relacionadas à alimentação saudável. Um segundo encontro com o mesmo grupo, também ficou agendado para o dia 28, na sede da universidade.

- Publicidade -

A coordenadora do curso, professora Indiomara Baratto, explica que apesar de ser um processo natural, o envelhecimento leva o organismo a diversas alterações anatômicas e funcionais, que podem afetar relativamente o estado nutricional do idoso. “Podemos destacar, por exemplo, a redução da taxa metabólica basal, devido ao menor gasto energético, diminuição do percentual de massa magra e aumento do tecido adiposo. É importante ter em mente que os sistemas orgânicos com o passar dos anos, sofrem mudanças”.

O professor Eduardo Szpak acrescenta: “Existem vários fatores responsáveis pelo envelhecimento, além da idade, a alimentação. A nutrição quando realizada de forma correta para a faixa etária em questão, pode reduzir o surgimento de doenças que afetam os idosos, entre elas as cardíacas, o diabetes e o câncer. Na saúde mental o mesmo também pode acontecer, afinal, a ausência de determinados nutrientes é uma das causas para o surgimento da depressão”.

Além de um descontraído bate-papo, troca de experiências e conhecimentos, o grupo visualizou técnicas, formatos, escolhas e formas de deixar a alimentação mais alegre, saudável e nutricionalmente completa no dia a dia. “Eles ainda puderam experimentar todas as delícias que foram produzidas”, contou a professora.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas idosas aumenta consideravelmente ao longo dos anos. Estima-se que no ano de 2025, a população com mais de 60 anos representará 15% do contingente populacional brasileiro, significando um aumento de 16 vezes quando comparado ao percentual de 4,8% na década de 1960.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques