Os cursos do campus Beltrão também tiveram desempenho positivo.
Da assessoria – Os programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) comemoram uma grande conquista, em setembro já havia sido anunciado o crescimento e destaque na avaliação dos Programas de Pós-Graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior, o Capes, e agora o ano termina ainda melhor, com a confirmação de reversão de alguns conceitos que elevam ainda mais a qualificação dos cursos. “Fazendo comparativo entre os anos de 2013/2016/2017/2019 nós percebemos o avanço que os programas tiveram. Em 2013/2016 eram 45%,9 dos programas com conceito 3, agora são só 21% dos nossos programas com conceito 3. Em 2013/2016 40% dos cursos com conceito 4, agora nós mantemos, mas porque os conceitos 3 subiram para 4. O grande avanço que tivemos foi nos programas que antes eram conceito 4 e subiram para conceito 5, ou seja, eram 5 programas com conceito 5 e hoje são 14 com conceito 5, e um programa de excelência que é conceito 6”, explica Jerry Adriani Johann, Diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).
Conforme a universidade, 55% dos seus programas de Pós-Graduação subiram de nível. Destaque para os seguintes dados: 13 programas da Unioeste estão com conceito 5, e um elevou de 5 para nota 6, uma avaliação muito gratificante para todos os envolvidos nos PPG’s.
Os resultados alcançados pela pós-graduação stricto sensu da Unioeste são fruto da publicação científica qualificada e do número de laboratórios de ensino e de pesquisa, que permitem o desenvolvimento de inovação tecnológica, a criação e a participação em ambientes internos e externos de inovação, com a ampliação da formação de redes de pesquisa nacionais e internacionais e a adoção de novos modelos de interação, o que levam a relacionamentos de caráter inovador e com impacto social. Nos últimos anos, também, tem-se incentivado e observado um maior número de parcerias entre empresas e a Unioeste, levando o conhecimento teórico obtido pelos alunos na pós-graduação para resolução de problemas práticos do cotidiano das empresas.
Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Sanimar Busse, houve um avanço muito significativo que deve fortalecer e projetar a Unioeste no cenário nacional e internacional “Os Programas nota 4 poderão submeter à CAPES propostas de cursos de doutorado para avaliação e os nota 5 entram em uma outra fase, de consolidação das pesquisas e das atividades, principalmente quanto ao impacto na sociedade e internacionalização. Este resultado é o reflexo do trabalho desenvolvido por professores, alunos e agentes universitários. Há um avanço importante na Pós-Graduação que nos coloca dentro de Centros de Excelência de Pesquisa e Pós-Graduação”.
Programas de especialização no campus Francisco Beltrão
Geografia 4 5
Ciências Aplic. à Saúde 3 4
Educação 3 4