Projeção para 2023 segue animando o setor moveleiro.

Da assessoria – Historicamente, a procura por móveis, principalmente os planejados, aumenta nos meses de setembro, outubro e novembro, pois os consumidores querem ter a casa mais bonita e aconchegante para receber sua família e amigos nas festividades de Natal e Ano-Novo. O setor moveleiro prevê um novo crescimento na indústria de móveis para 2023 no Brasil, puxado pela construção civil, que continuará entregando muitos imóveis.
O empresário Marcelo Braz, proprietário da Design Móveis, que há mais de 12 anos possui empresa de móveis sob medida em Francisco Beltrão e há mais de 20 anos trabalha no setor, concorda que a demanda nesta época do ano aumenta. “E este ano principalmente, aumentou bem significativamente a produção, chegando a triplicar a demanda de anos anteriores”, disse Marcelo.
“A maioria dos nossos pedidos chega por meio de indicações de nossos clientes, por profissionais da área de arquitetura e decoração e também através das redes sociais”, acrescenta Camila Braz, sócia da empresa. A Design Móveis trabalha com móveis personalizados e de acordo com cada projeto, com marcas conceituadas, atendendo Francisco Beltrão e região, além de outros estados do Brasil.

Contratação
Acompanhando a alta demanda por móveis sob medida, a Design precisou contratar mais funcionários e ampliar sua área de produção, movimentando também o setor da construção civil. “Desde a chegada da pandemia da Covid-19, as pessoas ficaram mais em casa, e passaram a dar mais valor aos momentos em família, ao conforto do lar. Muitas dessas pessoas passaram a trabalhar em home office, e foram vendo a necessidade de aproveitar melhor os cômodos, substituindo móveis mais antigos por móveis modernos e práticos. Isso de certa forma impulsionou as vendas”, observa Camila.
E foi nesta época de incertezas com a pandemia que o casal resolveu investir alto em maquinários, e estrutura. Ou seja, o giro na economia não fica apenas no setor moveleiro. “Começamos com um barracão de 350 metros quadrados e em menos de dois anos já dobramos o tamanho da fábrica”, diz. Antes a empresa trabalhava com produção terceirizada.
Como diferenciais da Design, Camila cita o atendimento personalizado, a flexibilidade e o pós-venda, além da qualidade. “Tem algumas empresas que, quando crescem, esquecem que trabalham com pessoas, e com sonhos, e aqui nós valorizamos muito isso. Buscamos desde o orçamento até o pós-venda, fazer com que o cliente se sinta bem e entregando o que ele merece, cumprindo com os prazos e facilitando a vida do nosso cliente”.