Eles são do União Brasil, que está na base de apoio do governador Ratinho Jr.

JdeB – Mais cinco nomes que vão ocupar o primeiro escalão do Governo do Paraná neste novo mandato foram anunciados pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), que também confirmou quem ficará na subchefia da Casa Civil. Com isso, já foram anunciados os ocupantes de 30 secretarias, empresas públicas e órgãos da administração pública estadual que participarão da gestão pelos próximos quatro anos.
O deputado estadual Mauro Moraes (União Brasil) estará à frente da recém-criada Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, desmembramento da antiga Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.
Com Mauro no primeiro escalão, asssumirá a cadeira na Assembleia o primeireo suplente do partido, Nelson Justus. Nessa configuração, o deputado sudoestino Nelson Luersen (União Brasil de Planalto) fica na condição de terceiro suplente.
A posse da nova legislatura será dia 1º de fevereiro. Tanto Luersen como Justus são atualmente deputados, assim como Mauro Moraes.
A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda será responsável pelos programas de qualificação profissional em andamento, como as Carretas do Conhecimento e o Cartão Futuro, e pelas Agências do Trabalhador nos municípios. O Paraná tem a maior e melhor rede de encaminhamento para o mercado de trabalho do Brasil e a expectativa é de formatar programas ainda mais sólidos.
Sob o comando de Mauro Moraes, a pasta também atuará com foco na economia solidária, uma tendência mundial, no gerenciamento dos recursos do Fundo de Apoio ao Trabalho, em políticas voltadas à inserção das pessoas com deficiência, egressos do sistema penal, população de rua ou em condições de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Além disso, coordenará a oferta de microcrédito ao trabalhador empreendedor, em parceria com a Fomento Paraná.
O Paraná vive momento sólido no setor. No terceiro trimestre de 2022 (último dado divulgado), a taxa de desemprego era de 5,3%, menor dos últimos oito anos e mais de três pontos percentuais abaixo da média nacional, que ficou em 8,7%.
Moraes é formado em Direito. Antes de ser deputado, foi vereador por muitos mandatos em Curitiba.
PSD estadual não foi chamado
Os deputados estaduais do PSD — partido do governador — ainda não foram chamados para o primeiro escalão. Em relação ao Sudoeste, a expectativa diz respeito ao deputado Wilmar Reichembach, que ficou na segunda suplência da legenda — que elegeu 15 cadeiras para a Assembleia.
Nomes já confirmados
Casa Civil: João Carlos Ortega
Subchefe Casa Civil: Lúcio M Tasso
Administração e Previdência: Elisandro Pires Frigo
Agricultura: Norberto Ortigara
Casa Militar: Sérgio Vieira Benício
Chefia de Gabinete: Darlan Scalco
Cidades: Eduardo Pimentel
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Aldo Bona
Cultura: Luciana C. Pereira
Desenvolvimento Social e Família: Rogério Carboni
Desenvolvimento Sustentável: Valdemar Bernardo Jorge
Educação: Roni Miranda
Esporte: Helio Wirbiski
Fazenda: Renê Garcia
Indústria, Comércio e Serviços: Ricardo Barros
Inovação, Modernização e Transformação Digital: Marcelo Rangel
Planejamento: Guto Silva
Saúde: Beto Preto
Segurança: Hudson Leôncio Teixeira
Trabalho, Qualificação e Renda: Mauro Moraes
Controladoria-Geral: Raul Siqueira
Procuradoria-Geral: Leticia Ferreira da Silva
Agência de Assuntos Metropolitanos: Gilson Santos
Celepar: Andre Gustavo Garbosa
Cohapar: Jorge Lange
Compagas: Rafael Lamastra
Copel: Daniel Pimentel Slaviero
Detran: Adriano Furtado
Portos: Luiz Fernando Garcia
Sanepar: Claudio Stabile