
JdeB – O diretor-presidente do Grupo MSA (Marel Indústria de Móveis S/A) e do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), beltronense Edgar Behne, conta que a Federação tem acompanhado o desempenho da indústria do Estado. “Esse é um reflexo”, ressalta.
Edgar conta que os números do desempenho da indústria paranaense vêm crescendo nos últimos anos. “A folha de pagamento da indústria vem crescendo; o setor vem produzindo mais, empregando mais e faturando mais.”
Sobre o cenário econômico para o restante de 2022, Edgar diz que ainda é uma incógnita “pela questão política; nós acreditamos num crescimento um pouco menor”.
Para 2023, o diretor do Grupo MSA avalia que no momento “é de incógnita também, mas somos otimistas [de que será positivo]”.
Produção industrial
Edgar também falou sobre a produção industrial da Marel. Ele diz que a indústria está bem movimentada, embora em novembro, com três feriados — dias 2, 14 e 15 — prejudique um pouco a produção. Porém, ele ressalta que “no segundo semestre é uma correria danada”. É que o setor industrial recebe muitos pedidos para os seis meses finais do ano.