Parceria com a Cresol rendeu aula extra aplicada pelas soldados Andréia, Francini e Thiara.

JdeB -Mais 530 estudantes beltronenses do quinto ano formaram-se no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Após parte dos alunos serem diplomados no primeiro semestre de 2022, na quinta-feira, 1º, foi a vez da segunda parcela. Foram 28 turmas, de 14 escolas — duas da rede particular e 12 da rede pública municipal, incluindo três escolas do campo. O evento ocorreu no Ginásio Arrudão, com uma cerimônia que contou com a presença de autoridades do município e da Polícia Militar, além dos familiares das crianças. Conforme a Soldado Francini, que junto das colegas Andréia e Thiara ministrou as aulas ao longo do ano; a novidade de 2022 foi uma parceria com a Cresol. A cooperativa elaborou conteúdo e material sobre educação financeira. O assunto rendeu uma aula extra aplicada pelas policiais. Na formatura, a Cresol presenteou os estudantes com um chaveiro personalizado.
“O Proerd existe há 22 anos. Ao longo do tempo, tentamos nos adaptar às mudanças. Já falamos de cigarros eletrônicos, por exemplo. O foco é a prevenção de drogas, mas precisamos nos atualizar para prevenir o uso das drogas”, salientou Francini.
A secretária municipal Mariah Ivonete Silva (Educação) explicou que, em razão do número de alunos, são necessárias duas formaturas. Ela destacou também o Proerd aborda, além da prevenção às drogas e o combate à violência, “o empoderamento da criança”. “Nós ofertamos estrutura, desde material didático a camisetas, mas o trabalho mais importante é o feito pelas policiais.”
Para 2023, as atividades do Proerd devem começar junto do ano letivo dos quintos anos.