
JdeB – Em Francisco Beltrão, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, esteve à frente da comitiva do TRE, em audiência pública nesta manhã de quinta-feira na Câmara de Vereadores. Foi a 12ª edição desse tipo de evento, que percorre o Paraná para reforçar a integridade da urna eletrônica e reforçar que o Tribunal está comprometido com a lisura e transparência das eleições.
Participaram chefes de cartórios eleitorais e juízes de Beltrão, Marmeleiro, Dois Vizinhos, Salto do Lontra, São João e Quedas do Iguaçu. O nome da audiência é gigantesco: “Encontro Regional de Combate à Desinformação e de Fomento à Inteligência e à Segurança do Processo Eleitoral e das Urnas Eletrônicas”.
Na entrevista para a imprensa como preliminar do evento, o desembargador Wellington citou que outro objetivo desses encontros é para combater as fake news, colocando o TRE em defesa ampla das regras eleitorais vigentes no país.
O secretário de TI do TRE, Gilmar José Fernandes de Deus, apresentou duas urnas para a imprensa, inclusive desmontando uma delas. Ele disse que cerca de 40% da urnas para a eleição de outubro serão novas, com tecnologia mais avançada. “Mas a confiabilidade é a mesma em todas as urnas”, sublinhou.