
JdeB – A família Guerra é tradicional e uma das pioneiras de Enéas Marques. São produtores de leite que se especializaram na atividade, buscando melhoria genética e investimento constante para aumentar a produção e a qualidade do produto. A propriedade do Rio Gamela/Linha Guerra conta com 75 vacas na ordenha, no sistema compost barn, mas o rebanho total é de aproximadamente 160 animais. A propriedade segue uma tendência de toda a região, no confinamento de gado de leite para aumentar a produção.
Vilson Guerra é natural de Enéas Marques, e além do leite, sua propriedade se especializou na produção de aves. Mas nos últimos anos, o município teve um boom de novos aviários e o espaço para crescer nesta atividade ficou bastante limitado, diferentemente do leite, que ainda tem muita demanda.
Vilson faz questão de elogiar o apoio que as propriedades rurais vêm recebendo da atual administração municipal. “A gente tem todo atendimento da Prefeitura, amparo nas estradas e nas necessidades ao redor das propriedades, assim como o acesso. O pessoal que nos visitam aí, o pessoal da empresa que nos atende, sempre elogiando as nossas estradas.”
A propriedade também é conduzida pelo Alessandro e sua esposa, filho e nora do Vilson, e mais um casal de funcionários. A família investiu em um grande barracão para abrigar as vacas há poucos anos e agora a meta é a melhoria genética do rebanho. “Na nossa propriedade aqui nós trabalhamos com vaca de leite faz uns 40 anos e sobrevivemos parcialmente disso, nós temos outros ramos também, mas já faz uns 40 anos que a nossa família está envolvida na atividade. Fizemos o investimento num barracão e vamos continuar sobrevivendo disso. Mas apesar das dificuldades, estamos sendo bem assessorados pela Prefeitura e pela parte de estradas. As outras coisas que a gente precisa que eles podem ajudar sempre tão ajudando, sempre trabalhando juntos”, comenta Alessandro. Segundo ele, em questão de estrutura, a família não pensa em aumentar mais, mas a busca é permanente pelo melhoramento genético dos animais, ou seja, produzir mais leite e de melhor qualidade por animal.