Há outros programas públicos que atendem o setor rural.

JdeB – O setor primário da economia tem grande importância para o município de Eneas Marques. A produção de suínos, aves, leite e grãos ajuda a movimentar a economia, na arrecadação de impostos, geração de renda e empregos. No interior, muitos produtores procuram investir em melhorias nas suas propriedades para aumentar a produção. A Prefeitura de Eneas Marques mantém, há anos, incentivos públicos para os produtores que querem ampliar ou melhorar suas atividades.
O prefeito Edson Lupatini destaca: “O Programa de Apoio à Propriedade (PAP), sem dúvida nenhuma, é o melhor e o maior programa do gênero no Sudoeste do Paraná. É um programa que visa atender o produtor na sua integralidade. Ele pode fazer qualquer projeto dentro da propriedade, desde que ele não prejudique o meio ambiente, porque tem as normas para seguir, mas são horas-máquinas que ele possa utilizar para expansão da produtividade, melhoramento da sua atividade, fazer construções, terraplanagem, enfim, o que ele quiser dentro da propriedade”.
Outros programas
Edson Lupatini lembra que há também o programa de brucelose e tuberculose para bovinos de leite, onde o município subsidia 100% dos exames para o rebanho.
“Nós temos um programa da vacinação dos animais com idades entre 3 e 8 meses, onde o município também subsidia 100% da vacinação. E temos agora um diferencial: aquele produtor que não consegue chegar na inseminação artificial, que não tem condições, que não tem os botijões, nós temos. São 80 botijões do município. A Prefeitura, hoje, licitou para que ele receba o melhoramento, a inseminação na sua propriedade gratuitamente, porque todos aqueles que têm botijões também recebem o sêmen, recebem o nitrogênio de forma gratuita pelo município de Eneas Marques. Precisamos expandir a atividade leiteira, melhorar aquilo que nós temos e fazer com que nossa atividade leiteira chegue aos 50 milhões de litros por ano. Isso vai acontecer breve. Será um orgulho para Eneas Marques.”