24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Em São Jorge, Centro Municipal de Saúde agora atende 24h

O atendimento de urgência e emergência será feito no local e o hospital de referência passou a ser o Pró-Vida, de Dois Vizinhos.

Secretário Luiz Matei durante seu pronunciamento na inauguração do Pronto Atendimento.

Por Alexandre Bággio – Uma solenidade no fim da tarde de quarta-feira, 19, no Centro Municipal de Saúde, em São Jorge D’Oeste, marcou o início dos atendimentos do Pronto Atendimento 24 horas. O momento foi tratado como histórico pela prefeita Leila da Rocha (PSC) e pelas autoridades.

- Publicidade -

“Ter uma saúde de qualidade é uma das bandeiras mais importantes do nosso mandato. Essa estrutura é praticamente nova e vai atender 24 horas. Agora, as pessoas precisam vir aqui ao invés de ir ao hospital do dr. Júlio. Se forem casos de maior urgência, serão encaminhados a outros locais, como o Pró-Vida, em Dois Vizinhos. Começamos o atendimento aqui por 12 horas, desde o ano passado, e agora está sendo ampliado. Outra novidade é também a Defesa Civil que passa a atuar com ambulância para os primeiros socorros que era um objetivo desde o primeiro dia do mandato.”

Leila fez agradecimentos ao dr. Júlio Zavalla Barrientos, proprietário do hospital que tinha contrato com o município.

“A história da nossa saúde é muito atrelada ao dr. Júlio e só temos a agradecer pela dedicação total, seja na construção do hospital ou por todo o serviço prestado. A intenção não era rescindir contrato, mas em função de exigências, da burocracia, da legalidade, não conseguiríamos oferecer diversos procedimentos aqui. Tudo isso, nos fez correr atrás de outras situações. O Hospital Pró-Vida queria nos atender há muito tempo e nós seguimos com o dr. Júlio até onde deu. Hoje, iniciamos um novo ciclo. Quero agradecer, em nome da população, ao dr. Júlio pelo trabalho dedicado ao nosso povo e também por ele continuar aqui conosco atendendo na pronto atendimento.”

Em fala breve, o dr. Júlio falou sobre os seus 54 anos de atuação médica em São Jorge.

“Já são mais de 50 anos trabalhando aqui, mais de quatro mil partos ou cesárias feitas e muitos atendimentos. Atualmente, continuo trabalhando aqui a convite da nossa prefeita, Leila da Rocha, para continuar como médico da saúde e agradeço de coração por isso. Desde o primeiro prefeito, lembro muito bem, Ary Rupp, exerci minha profissão e fui sempre muito bem acolhido.”

Outros Pronunciamentos

O vice-prefeito de São Jorge D’Oeste, Vanderlei Trevelin (PL), destacou a importância de investir na saúde.

“Queremos que a saúde seja melhor para todos. A prefeita e nosso secretário não medem esforços para atender toda nossa população que ganha com esse novo espaço.”

O secretário de Saúde, Luiz Matei, agradeceu a equipe pelos serviços prestados. “A saúde tem vida própria. Cada um no seu serviço, dando conta de uma ligação entre uma história e outra. É possível melhorar a qualidade de vida das pessoas e esse é o nosso objetivo como secretário. Estamos sempre prontos para atender e contamos com a iluminação divina na hora da dificuldade, fazendo com que a população se sinta bem. Que a nossa saúde seja referência para o Estado e para o Brasil.”

Amaury Cagnini, diretor-financeiro do Hospital Pró-Vida de Dois Vizinhos, falou sobre os serviços que a Casa de Saúde vai oferecer para os munícipes de São Jorge D’Oeste.

“Temos que parabenizar o município pelo investimento nesta bonita edificação. Já estamos disponíveis para ajudar no que for possível. Assinamos o contrato, era um objetivo do hospital atender São Jorge D’Oeste, pois quanto mais gente tivermos para atender, na região, melhor. Estamos à disposição, nossos médicos estão aptos para trabalhar. Temos serviço de pediatria, cirurgia, clínica geral, raio-x, outros exames, e a partir de setembro também o serviço de tomografia. O que o município precisar, vamos correr atrás para fazer.”

O vereador Rodrigo Dalmolin (MDB) elogiou a administração pela nova estrutura. “É uma satisfação fazer parte dessa inauguração. Encerra-se o ciclo do hospital do dr. Júlio, mas temos que tranquilizar a população que entramos em outro ciclo. Os pacientes vão poder ficar aqui internados por 72h, depois temos a parceira com Pró-Vida e todos estarão bem atendidos. Precisamos de uma saúde imponente, que seja boa para os munícipes, agora temos também a Defesa Civil atendendo os acidentes e todos ganham com isso. Essa equipe está pronta, treinada, vamos conseguir oferecer um grande trabalho.”

O vereador Valdir Antônio Martendal (PSC) também elogiou a estrutura e a equipe. “O pessoal sabe o que fazer, como trabalhar, passaram pela pandemia, ninguém desistiu, enfrentaram e quero parabenizar toda a equipe médica. A população ganha um  Pronto Atendimento e, se precisar, vai para Dois Vizinhos, ser atendido mais perto.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques