
JdeB – A Escola Municipal Treze de Maio, da comunidade do Pinhalzinho, Enéas Marques, tem um grande diferencial que garante qualidade no ensino. Segundo a professora Sílvia Alves da Silva, como a escola tem menos alunos, a equipe consegue um acompanhamento mais individualizado.
A Escola do Campo do Pinhalzinho atende alunos das comunidades da Aparecida do Oeste, Alto Pinhal, Cristo Rei, do próprio Pinhalzinho, Alto Bela Vista, Arroio Empossado e Rio D’Areia. “Os filhos vêm aqui, que é uma escola com menos alunos, então conseguimos atender de forma mais individual, fazer um trabalho com cada aluno, ter um olhar melhor, a gente conhece todos os pais, conhece todos os alunos, um por um, por nome e tal, consegue fazer um trabalho bem mais individualizado com os alunos, atendendo as dificuldades e as necessidades de cada um.”
A unidade tem aula nos períodos matutino e vespertino. De manhã a escola tem turmas do terceiro, quarto e quinto ano, e à tarde a educação infantil de 4 anos, infantil de 5 anos, o primeiro e segundo ano.
Sílvia ressalta que o ano de 2022 foi bastante produtivo, com várias ações e projetos desenvolvidos com entidades parceiras e com a Prefeitura de Enéas Marques.
“No ano que vem a gente quer continuar com os projetos. Neste ano, por exemplo, o 5º ano fez o projeto com o Proerd, que vem trabalhar um pouquinho sobre as drogas, de não uso das drogas, então, muito bem desenvolvido esse ano pela Soldado Andréia. Ficou muito bom e o 5º ano também faz o trabalho com a Cresol, o projeto ´Um olhar para o futuro´, na questão financeira. Para eles aprenderem a poupar, economizar e cooperar. Foi muito bem trabalhado pela professora Juliana e também um projeto mais amplo que abrange todas as turmas, desde o infantil até o 5º ano com o Sicredi, que são o projeto ´União Faz a Vida´, que é bem legal, bem desenvolvido. A gente quer continuar ano que vem, porque é muito bom assim, as crianças adoram, foram feitos passeios em comunidades no dia a dia deles; eles adoraram, e daí a gente faz um trabalho interdisciplinar, faz essas visitas, faz todo esse trabalho e envolve todas as disciplinas e fica um desenvolvimento melhor, muito mais abrangente. Assim, as crianças entendem melhor o conteúdo”, comenta a diretora.