
JdeB – Geovani Stunf, 41 anos, morador da comunidade de Vista Alegre, Eneas Marques, vai todos os dias para Francisco Beltrão trabalhar em uma distribuidora de bebidas. É um dos muitos casos de pessoas que residem no interior, mas buscam um incremento da renda na cidade. “A gente tem isso aqui [propriedade] como uma fonte de produção de alimentos para consumo, mas a nossa renda fixa mesmo, a base, seria o emprego que a gente tem.” Trabalham fora ele, a esposa, a irmã e o cunhado.
Na propriedade, a família planta grãos [milho] e tem mais algumas culturas de subsistência como o feijão e a produção de leite. “Até alguns anos atrás a gente vendia leite, mas até mesmo pelo fato de o acesso da propriedade ser muito ruim quando chovia, o pessoal que coletava não conseguia chegar até aqui. Quando o tempo estava bom o pessoal vinha coletar, mas quando chovia não vinha e aí estragava, então a gente acabou ficando mesmo só com plantio de grãos.”
Geovani diz que o apoio do município está fazendo ele repensar e voltar a ter a propriedade como sua única fonte de renda. “Minha família mora aqui há 40 anos e a gente nunca recebeu apoio do município, como a gente tem recebido agora nesses últimos dois anos.” Na propriedade residem ele, a esposa, o filho, a mãe, uma irmã, o cunhado e duas sobrinhas. “Nesses 40 anos é certeza absoluta que não teve nenhuma administração como está sendo nesses últimos anos”, comenta.
O morador ressalta que as condições da estrada de acesso sempre deixaram a desejar. Agora encontra-se em boas condições de trafegabilidade. “Também conseguimos apoio para plainar um aterro e a água que agora está chegando até aqui. Antes era só água da propriedade. Agora teve uma água da rua aqui que vem da comunidade da Vista Alegre, chegou até o nosso local aqui sem custo nenhum.”
Geovani está planejando iniciar na atividade avícola. Ele quer colocar um aviário e dedicar exclusivamente à propriedade da família. “Eu penso em colocar um aviário. Até pensei em voltar com as vacas de leite, mas não sei se é muito viável. Estou pensando mais em colocar um aviário de frango para daí ficar só aqui.”