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quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Ferramenta criada por empresa beltronense vai revolucionar vendas pelo WhatsApp

Projeto pioneiro no Brasil: pequenas, médias e grandes empresas poderão oferecer atendimento virtual 24 horas aos clientes com custo muito acessível.

Na reunião de apresentação da solução, Wyllyan Ritter Sapieginski, sócio Vessell, João Bobika, sócio Selfless e Vessell, Fábio Watte, proprietário da Zariff, jornalista Adolfo Pegoraro e Darce Almeida, assessor de imprensa da Acefb. Foto: Bruno Fiori/Fiori Produtora.

Por Adolfo Pegoraro e Darce Almeida – A Selfless, agência de performance digital, situada em Francisco Beltrão, atende a grandes empresas da região Sudoeste do Paraná, inclusive com presença fora do Brasil. Em parceria com a empresa Zariff, referência no setor de e-commerce, foi criada em 2023 a Vessell, uma spin-off (empresa derivada de outra organização empresarial) de tecnologia voltada ao desenvolvimento de soluções inovadoras para o varejo.

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E na segunda-feira, 17 de abril, integrantes da Vessell, empresa fundada em 2022 e formada por Júlio Guadagnim, Fábio Watte, Wyllyan Sapieginski e João Bobika, estiveram na Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), acompanhados do jornalista Adolfo Pegoraro, vice-presidente da entidade para Assuntos de Informação e Comunicação, apresentando a solução para a Acefb e o Ciklo hub de inovação, coordenado por Patrícia de Oliveira. A Zariff é uma das mais de 1.340 empresas associadas da Acefb.

E graças à busca contínua por aprimoramento e à crescente demanda por soluções baseadas em inteligência artificial, a Selfless, que já possuía homologação oficial da OpenAI (responsável pelo Chat GPT), lançou neste ano o Selfless.chat.

Trata-se do primeiro chatbot no WhatsApp que integra o ChatGPT a uma base de dados personalizada de e-commerce ou ERP. Em outras palavras, é possível ter o ChatGPT atendendo sua empresa de maneira customizada, com acesso a todos os seus produtos, oferecendo uma curadoria aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural orientada por inteligência artificial, que possibilita conversas semelhantes às humanas com o chatbot. O ChatGPT consegue entender e responder às dúvidas dos usuários com linguagem textual natural, inclusive com trejeitos, como se fosse um bate-papo.

Como funciona a solução?

A Zariff foi o primeiro e-commerce do Brasil a integrar essa solução, que pode ser testada através do link http://bit.ly/zariff-chat. Basta iniciar uma conversa como se fosse com uma atendente convencional e pedir informações sobre produtos da loja, combinações de itens ou sugestões de sapatos para usar em um casamento, por exemplo.

“Queremos entregar cada vez mais melhores experiências para nossos usuários”, diz Fábio Watte, um dos pioneiros do comércio eletrônico em Beltrão e região. Foto: Darce Almeida/Acefb.

Um dos diferenciais do Selfless.chat é a possibilidade de incorporar uma personalidade específica na atendente virtual. No caso da Zariff, a personalidade escolhida foi a Caroline, uma blogueira de moda, muito simpática, que costuma utilizar emojis em suas respostas. Isso torna a interação ainda mais agradável e personalizada para os clientes.

Em comparação aos chatbots convencionais, a integração com o ChatGPT oferece maior adaptabilidade e fluidez nas respostas, proporcionando uma experiência de interação que se assemelha à comunicação com um atendente humano.

Em breve, a solução estará disponível para qualquer segmento de negócio que necessite de atendimento personalizado e com personalidade específica incorporada ao assistente virtual.

“Utilizamos na Zariff essa ferramenta tecnológica há uns oito meses para nossas descrições de produtos, elaboração de perguntas e respostas nas descrições de páginas do site da empresa e na criação de conteúdo para os blogs. Essa integração com o WhatsApp facilita a vida dos nossos clientes, dando respostas instantâneas para suas perguntas. É uma solução que atende do início ao fim o pedido do cliente”, explica Fábio Watte, proprietário da Zariff e sócio Vessell.

Fábio salienta que “a Zariff sempre teve essa inquietude em buscar as melhores experiências para nossos clientes quando o assunto é compra virtual”. 

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