
Por Beto Rosssatti – A Festa da Uva de Mariópolis, que há dois anos não era realizada por conta da pandemia de covid-19, volta a acontecer neste ano. A abertura será amanhã, 20, e a programação desta edição da Festa da Uva terá grandes novidades para o público. Uma delas foi anunciada pelo padre Irineu e foi realizada no último dia 7 de janeiro, sendo a 1ª “Missa da Vindima”, que significa “colheita de uvas”, na Comunidade de São Pedro. A comunidade tem uma das maiores concentrações de vinhedos, próximo da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, também grande produtora de uvas.
A outra novidade, foi o próprio ato de lançamento oficial das duas festas tradicionais, realizado no Parque de Eventos Arnaldo Weiss, com a presença de autoridades, realizadores, patrocinadores, comissão organizadora e convidados. A expectativa é de publico recorde. Na noite de abertura, amanhã, terá o prato típico, a Ovelha Enfarinhada, que será servido no Centro Comunitário da Igreja Matriz. Neste ano, o Conselho Pastoral optou pela venda de kits para seis e 12 pessoas, com a venda antecipada. A noite de abertura encerra com o show do Grupo Sambo, a partir das 23h, na área de show do parque.
Os portões do parque estarão abertos para o público a partir das 13 horas.
Sábado, 21, os portões abrem às 10 horas, com visitação e comercialização de uva e produtos coloniais. Na noite de sábado acontece o Rodeio Country, e às 23h show com Antony e Grabriel. Todas as atrações com acesso gratuito.
Clima de otimismo
O produtor de uva Antônio Frigoto diz que o clima está correndo bem para a uva e vai colher uma boa safra. “Tivemos um atraso de mais de 20 dias na maturação da uva este ano, por causa do clima no início do ciclo da uva, mas ela se desenvolveu bem e vamos ter uma colheita de qualidade”.
A Vinícola São Francisco de Salles espera bater recorde de comercialização, com a venda de mais de 30 toneladas de uva nos três dias do evento, além de vinhos, derivados e produtos coloniais diretos da agricultura familiar do município. A Festa da Uva é uma realização da Prefeitura, Associação Comercial e Empresarial de Mariópolis, Paróquia São Francisco de Salles, Vinícola São Francisco de Salles e Frutimar.