“A festa marca o retorno das atividades em comunidade, um reencontro de pessoas de uma forma geral.”

Depois de três anos, a Festa de São Cristóvão retorna com a programação completa. As duas últimas edições tiveram atividades reduzidas em virtude da pandemia de covid. Em 2020 e 2021, a Paróquia Santa Teresinha e Santo Agostinho promoveu as celebrações religiosas com missa e bênção dos veículos.
O pároco de Ampere, frei Vilmar Potrick, destaca que esse ano tem uma simbologia especial: “É o retorno das atividades em comunidade, um reencontro das pessoas de uma maneira geral.” Neste ano, a festa acontece neste sábado e domingo respectivamente.

Para frei Vilmar, que reassumiu a Paróquia após seis anos de trabalho em outro cargo na Ordem dos Agostinianos Descalços, a Festa de São Cristóvão é o principal evento do município. Envolve toda a comunidade, as famílias se reúnem e isso dá um ânimo diferente na cidade. Sempre, nesse mês de julho, a população se volta para a festa.
“Todos os segmentos se envolvem. Ficamos felizes que a participação tem sido maciça para podermos organizar uma grande festa”, destaca o religioso. Frei Vilmar também enfatiza que desde a arrecadação dos prêmios para a rifa até as doações dos produtos para o café colonial (realizado dia 2 de julho) e da carne para o churrasco superaram as expectativas.
Voluntariado em ação
Por ser a maior festa de Ampere, o evento é organizado por um grupo formado por voluntários. Ao todo, são quase 200 pessoas que se dedicam para que tudo transcorra da melhor maneira. O trabalho sempre começa no início do ano. Frei Vilmar informa que desde fevereiro as reuniões ocorrem. “A primeira reunião foi após minha posse na Paróquia. Já começamos a pensar na data e em outros assuntos que precisam ter atenção. Ao longo dos meses mais pessoas vão se integrando ao grupo até chegar a festa. Temos sempre que enaltecer a contribuição de todas os envolvidos de uma forma ou de outra com a promoção.”
Melhorias no Parque
O espaço usado na Festa de São Cristóvão é o Parque Santa Teresinha. O local que pertence à Paróquia recebeu melhorias para a edição deste ano. De acordo com frei Vilmar Potrick, foram reformados os banheiros, feitos reparos na estrutura do pavilhão e pintura do portal de entrada. “Isso se faz necessário. Estamos preparando o parque para receber muitas pessoas. Também fizemos uma reforma na Capela de São Cristóvão, que fica na PR-182, na Vila Itaipu, com contribuição de algumas empresas, além de realizarmos uma restauração na imagem do santo padroeiro dos motoristas.”