
Da assessoria e JdeB – Na madrugada de domingo, 3, a Polícia Militar apreendeu em Pérola D’Oeste um caminhão carregado com 24 cabeças de gado oriundos da Argentina. O veículo foi abordado por volta das 3h50, no Distrito de Esquina Gaúcha, e era conduzido por um homem de 25 anos. Os bovinos de pelagem vermelha, marrom e alguns com a cabeça branca foram baldeados de um caminhão “Volks”, na rodovia, próximo ao município de Barracão.
O motorista não apresentou a GTA (Guia de Transporte de Animais) referente aos animais transportados. Fiscais da Adapar foram chamados ao local e decidiram pelo abate, em virtude das características dos bois e a localidade onde foram abordados (faixa de fronteira). A suspeita que tenham vindo da Argentina, os bovinos foram encaminhados até um frigorífico em Planalto para abate sanitário.
O caminhão foi encaminhado para a Receita Federal de Santo Antônio do Sudoeste e os envolvidos flagrados no transporte levados à 59º Delegacia Regional de Capanema. O contrabando de gado da Argentina coloca em risco a exportação de carne brasileira, que é considerada livre de aftosa, enquanto o país vizinho ainda precisa vacinar o rebanho.