A Amsop irá elaborar um documento com diretrizes para o crescimento dos municípios de forma conjunta.

Da assessoria e JdeB – Em sua primeira edição, o Fórum de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, organizado na última sexta-feira, 18, pela Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) já se tornou um marco em razão do grande público e teor elevado do debate, com a participação de lideranças políticas e empresariais, servidores públicos e entidades da sociedade civil. O evento foi em Francisco Beltrão, com reuniões na Amsop, Acefb, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e, por fim, no Centro de Eventos Marabá.
“O objetivo do Fórum é reunirmos essas lideranças, de prefeituras, órgãos públicos, empresas e entidades, para fazermos um planejamento olhando lá na frente. Estamos debatendo a situação de como nós estamos a nível de região em saúde, educação e inovação e emprego, e para onde queremos caminhar. Já trabalhando com a antecipação de possíveis problemas e na busca de soluções”, declarou o prefeito anfitrião, Cleber Fontana (PSDB), também presidente da Amsop.
Três eixos
Foram 218 inscritos para os três eixos temáticos do encontro (saúde, educação e inovação e emprego). Depois dos debates de grupos, teve a apresentação de plenárias.
A partir de agora, a Amsop irá elaborar um documento com diretrizes para o desenvolvimento dos municípios da região de forma conjunta, tendo por base o que foi apresentado no Fórum.
Duas palestras
O “gran finale” foi marcado por duas palestras abertas ao público e com entrada gratuita, no Centro de Eventos Marabá. Primeiro, o economista e ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, que apresentou um panorama da situação econômica atual do País, com otimisto em relação ao futuro.
“Nosso agronegócio é competitivo, temos indústrias fortes, uma balança comercial superavitária, instituições sólidas. O Brasil aguenta mais uma crise internacional? Aguenta, sim”, comentou Maílson.
Em seguida, o jornalista e escritor Eduardo Bueno propôs uma reflexão sobre o processo de formação histórica e social do Sudoeste. Também falou sobre o Brasil e disse que pela primeira vez se engajou numa candidatura — defendeu Lula (PT) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
“O balanço é muito positivo. Tivemos um dia intenso de trabalho, nos vários eixos, e encerramos esse grande evento de forma magnífica com as palestras de Maílson e Eduardo Bueno. Sem dúvida nenhuma, fechamos com chave de ouro”, concluiu Cleber.