5.9 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Guarda de São Cristóvão tem várias atribuições na principal festa de Ampere

Guarda de São Cristóvão nos anos 80, mantendo a tradição de participar da festa.

A Guarda de São Cristóvão também contribui e faz a Festa de São Cristóvão acontecer em Ampere. Desde as primeiras festas na década de 1960, o grupo trabalha na organização, especialmente da alvorada festiva e na procissão para bênção dos veículos. Agora, em 2022, mais uma vez isso vai acontecer.

De acordo com Fábio Gurkievicz, 42 anos, que faz parte da diretoria da guarda, os preparativos se intensificam na semana dos festejos, e claro, no dia do evento. “Temos um grupo de 22 voluntários que realizam esse trabalho. Já no sábado que antecede a festa coordenamos o desfile dos caminhoneiros. É uma tradição os motoristas realizarem isso e nós auxiliamos para que tudo transcorra bem.”

Alzerino Silva, 58, está no grupo desde 1985. É um dos mais “antigos” na atual formação da Guarda. Para ele, estar em atividade até hoje é um gesto para contribuir com a festa. “A comunidade sempre está envolvida na festa. De alguma forma ou de outra sempre todos estão envolvidos. Eu optei há muito tempo em ajudar dessa maneira e me sinto feliz em poder fazer parte.”

- Publicidade -
Guarda de São Cristóvão auxilia na organização da festa desde a década de 60.

Transportar São Cristóvão

Essa é uma tarefa que há seis anos mudou o formato. A Guarda de São Cristóvão em acordo com a Paróquia Santa Teresinha e Santo Agostinho decidiram realizar rodízio de quem terá o veículo escolhido para o transporte da imagem do santo padroeiro dos motoristas.

“Faz pouco tempo que esse modelo foi implantado. Temos uma lista de empresas ligadas mais diretamente aos caminhoneiros. Todo ano realizamos um sorteio e posteriormente efetivamos o convite. Caso o empresário aceite ele disponibiliza um veículo para ocorrer a ornamentação de São Cristóvão”, comenta Fábio, que está na guarda desde 2011. Neste ano, a empresa escolhida é a Detoni Materiais de Construção – Rede Bem Viver.

Trabalho

Além do desfile do sábado, os guardas organizam no domingo da festa, logo cedo, às 6h, a alvorada festiva. A carreata envolve caminhoneiros, veículos de passeio e motociclistas, passa por várias ruas da cidade e em três pontos têm queima de fogos. É o aviso que a festa está começando.

As filas para a bênção dos veículos, que ocorre após a celebração da Santa Missa, entre 9h30 e 10h, é organizada pela Guarda de São Cristóvão. A saída é da praça Antônio Frâncio e o ato de benzimento ocorre em frente ao Parque Santa Teresinha, ambos na Avenida XV de Novembro. São esperados cerca de 2,5 mil veículos com duração de duas horas e meia de trabalho.

Fora do calendário da Festa de São Cristóvão a Guarda de São Cristóvão realiza um encontro por mês. Além disso, quando é chamada para outras ações também participa, entre elas de homenagens em funerais, principalmente de caminhoneiros que faleçam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques