Campeão da Série Bronze com Salto do Lontra e Coronel, ele tentará alcançar o feito pela terceira oportunidade, desta vez pelo Xavantes, de Planalto.

Por Juliam Nazaré – Seis meses depois de deixar o Marreco, Mauro Córdova se prepara para retornar ao cenário do futsal. Em 2023, o ex-supervisor do Verde-preto voltará a atuar como treinador após quatro temporadas. Foi como técnico que Córdova conseguiu projeção: campeão da Série Bronze com Salto do Lontra (2015) e Coronel (2018) e da a Série Prata – invicto – com o Ampere (2012). Na carreira, dirigiu também Renascença e Fase (Laranjeiras do Sul).
O desafio da vez será no comando do Xavantes, de Planalto, município do Sudoeste paranaense, na divisa com a Argentina. A equipe já é tradicional em competições de futebol amador na região e agora quer despontar nas quadras. No projeto, além de treinar o time principal na Série Bronze, Mauro ficará responsável pelas categorias de base. Conforme o técnico, a inspiração do clube são Acel, de Chopinzinho, e Operário Laranjeiras, de cidades consideradas pequenas, mas que escalaram a Série Bronze até a Ouro. Os chopinzinhenses, aliás, são os atuais campeões da elite estadual.
“O Xavantes lembra um pouco de cada um dos meus trabalhos. O início no Salto do Lontra, foram quatro anos, com acesso até a Série Ouro, que não foi efetivado por questões financeiras e políticas. Com Ampere, também, vejo semelhança.”
Ida para Brasília
Antes do Xavantes, Mauro por pouco não acertou com o Brasília (DF), destino de Fabinho Gomes. “Iria fazer a supevisão e ajustar o projeto pra voltar à Liga Nacional. Mas, lógico, mexe com transferência familiar, fiquei uma semana lá, mas resolvi permanecer, pois o projeto em Planalto já me interessava. Mas a minha torcida na Liga em 2023 será pra eles, não só pelo Fabinho, mas também pelo Tiago, presidente.”
Em Planalto, de acordo com Córdova, o primeiro ano deve ter uma equipe formada por atletas da cidade e da região. “Sem muito gasto, pra mostrar a equipe e ver a aceitação da comunidade. Aí vamos tomando corpo. As escolinhas vão ocorrer numa parceria com a Secretaria de Esportes, através do apoio do prefeito Luiz Carlos Boni, e do secretário de Esportes, Gilmar da Silva, e de Administração, Felipe Schmitt.”
Mauro, a esposa Rafaela e a filha Ayla estão de mudança de Francisco Beltrão para Planalto. O início dos trabalhos no Xavantes está previsto para a terceira semana de janeiro.