Percebe-se nos últimos anos na associação empresarial uma grande movimentação de jovens empresários com perfil de liderança.

Da assessoria/Acefb – Dia 28 de janeiro, a Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) promoveu a imersão “Missão Empreender” no Rancho Bon, localizado da Linha Gaúcha. Cercados de muita natureza, os coordenadores que assumiram os núcleos da entidade em 2023 e que formam o Colegiado da Acefb, além de convidados da Cacispar de Dois Vizinhos e Pato Branco, conheceram as práticas executadas dentro do programa Empreender da Acefb.
Teve recepção com coffee, apresentação, integração, almoço, tal show, bio-break [pausa biológica] e palestras sobre liderança, facilitação e planejamento. A mediação do evento foi dos jovens empresários Caio Brito Santos, vice-presidente da Acefb para Assuntos Agropecuários e de Agronegócios e Dionísio Raony, membro do Núcleo Idea Mentes Jovens.
“Foi um momento para os novos coordenadores de núcleos conhecerem mais sobre práticas de liderança no associativismo, bem como entender as ferramentas disponíveis a eles durante sua gestão, e também conhecer cases de sucesso no meio corporativo, como funcionam as reuniões de núcleos e as conexões que acontecem dentro da Acefb”, disse Ronaldo Zanoni, coordenador do programa Empreender.
Para Dionísio, o evento deixou um marco simbólico em vários aspectos para o “movimento do Empreender”. “Porque foi pensado nas necessidades e desafios do Colegiado, através da coleta de dados e construção do encontro em várias mãos. Ao invés de pautas expositivas para a absorção passiva do conhecimento, através de apresentação de slides, optou-se por uma abordagem vivencial do conhecimento, em que por meio de dinâmicas, vivências e simulações, os participantes experimentaram-se em situações inspiradas naquilo que os coordenadores vivenciam diariamente nos núcleos. Vejo que, dentro de um contexto de melhoria contínua, foi dado o primeiro passo para uma metodologia de trabalho que tem a cara do movimento”.
Ferramentas para converter ideias
O jovem empresário Rafael Menegotto, vice da Acefb para Assuntos de Núcleos, explica que entre os objetivos da imersão de sábado está o de mostrar ferramentas para que os núcleos convertam as ideias em bons resultados. “Falamos de liderança, planejamento, comportamento, tudo que auxilie os nucleados na gestão de suas empresas. Destaque para o networking que aconteceu entre os núcleos para realizar projetos em parceria. Um exemplo é um núcleo da área de educação física, mas que enfrenta dificuldade em algum momento no setor de contabilidade ou jurídica. Essa união ajuda a criar novos projetos e até novas empresas”.
Rafael acrescenta que “o Dionísio e o Caio se encontraram dentro do Núcleo Idea, atuam em setores distintos, mas criaram juntos uma empresa de treinamento. Por isso que a gente estimula essa conversa entre os núcleos para que aconteçam novos projetos como esse”.
Trabalhar a liderança é preciso
“O evento teve o poder de mudar a visão dos coordenadores de núcleos, do que é estar à frente de um núcleo. Claro que muitos já vêm preparados devido à experiência que possuem de outros anos no meio associativista. Trabalhamos muito sobre liderança com os participantes, falamos sobre os principais aspectos de um bom líder, com foco especial no líder associativista”, analisa Caio Brito Santos.
Caio enfatiza e diz: “No associativismo, as pessoas estão ali por uma causa em comum, é um trabalho voluntário e é preciso incentivar as pessoas participarem das ações dos núcleos. Resumindo, foi um dia muito divertido, dinâmico e com muita mão na massa. Acredito que foi um evento para ficar no calendário de eventos dos núcleos da Acefb”.