
JdeB – A abertura do canal do Córrego Urutago para fluir parte da água do Rio Marrecas até o túnel nos períodos de fortes chuvas, por volta das 10h, evitou que as casas ribeirinhas, no Bairro Luther King, fossem alagadas. Mas tão logo o canal foi aberto pela máquina escavadeira o nível da água aumentou bastante.
Dona Romilda Pagnese, servidora pública, que mora numa casa alugada na Rua Bolívia, de frente para o canal, disse que o canal vai ajudar bastante no escoamento da água pelo túnel do Rio Marrecas. Mas ela ainda estava um pouco receosa com a possibilidade de a água subir e provocar alagamentos. É que ainda há uns poucos trechos que as máquinas e caminhões estão retirando terra no serviço de aprofundamento do canal. Romilda, no entanto, diz que se fosse em outras épocas, com a quantidade de chuva que caiu, essa região já estaria alagada.
“Esse trabalho que o prefeito tá fazendo é muito bom”, opinou a moradora.
Elzo Borer, que está de atestado em sua casa, nas proximidades do canal, disse ao JdeB que “se não fosse isso aí [as obras de aprofundamento e alargamento] aqui já tava tudo debaixo da água. Depois que começaram a abrir aqui, o rio não saiu mais da caixa”. Ele mora há 30 anos no local.
Lonqueador transbordou na Rua Curitiba
JdeB – O Rio Lonqueador transbordou no fim da tarde na divisa dos bairros Vila Nova e Presidente Kennedy. A ponte sobre a Rua Curitiba, nos fundos do Complexo Esportivo Arrudão, foi interditada para o trânsito de veículos. Mas o rio não chegou a alagar a ponte, apenas alguns trechos da Rua Uruguai e da Avenida Paraná. Neste local é comum o alagamento do Lonqueador.
O Córrego Progresso, no Bairro São Miguel, também transbordou devido ao excesso de chuva. De acordo com Fernando Savian, uma família está desabrigada no Bairro São Miguel. Houve um desabamento de terra no imóvel, que fica numa região de morro e houve a necessidade da interdição.
O diretor da Defesa Civil, Renato Miller, disse que a única família desabrigada no município é a do imóvel que foi interditado ontem. Os familiares foram para a casa de parentes e foram assistidos pela Secretaria de Assistência Social. O fim da tarde foi de baixas temperaturas em Beltrão e região. Para hoje, o tempo será bom. Porém, há previsão de geada.