
Nascidos e criados em São Jorge D’Oeste, netos de pioneiros, o casal Julio Cesar Silvestrin e Débora Gaio resolveu empreender e instalar o Laboratório Mais Vida, em 2018. “Quando surgiu o desejo de empreender na área da saúde, e mais precisamente nas análises clínicas, não tinha como não escolher o nosso município de origem, pois a população merecia essa nova proposta de serviço, e principalmente por amarmos a nossa cidade, assim como os nossos avós, ao escolherem essa terra para firmar suas residências, trazendo seus sonhos e seus filhos para aqui residirem, quando o município ainda estava iniciando sua colonização.”
Alcides e Maria Silvestrin chegaram quando havia apenas 10 famílias, e Teodósio e Gema Gaio logo em seguida. “Então, nossas famílias acompanharam de perto a evolução do nosso município e queremos comemorar muitos outros aniversários de São Jorge, e que o município evolua cada vez mais. E comemorar os 59 anos de São Jorge, mesmo que eles [os avós] não estejam mais aqui, nos deixa muito felizes, por saber que eles fizeram parte desse processo de colonização e nós estamos aqui hoje dando continuidade ao seu desenvolvimento”, destacou Débora.
Muito jovem, o casal já idealizava a criação do Mais Vida Laboratório, com o objetivo de trazer para a população são-jorgense um serviço diferenciado, quando os exames fossem realizados no município, sem depender da terceirização.
Entre os principais serviços realizados pelo laboratório, destaca-se exames de baixa complexidade, como os setores de bioquímica, hematologia, urianálise e imunologia; exames para detecção de câncer de colo de útero: papanicolau, exame toxicológico, paternidade, teste do pezinho, exames de covid-19, influenza, dengue e muitos outros de alta complexidade.
“Começamos com equipamentos pequenos, mas já pensando grande, e, ano a ano, estamos inovando e investindo. Hoje, contamos com equipamentos que possuem tecnologias importadas que nos possibilitam a realização de diversos tipos de exames laboratoriais, em que a entrega dos resultados se dá em poucas horas. Como exemplo no setor de bioquímica em que é totalmente automatizado, ou seja, basta programar o aparelho e ele mesmo produz todas as análises, sendo necessário só acompanhar e monitorar o processo, com uma capacidade de processamento de 200 testes/exames por hora. Facilitando assim a liberação de exames de urgência e emergência”, explicou a responsável técnica Débora.
O laboratório realiza também coleta em domicílio e os resultados dos exames podem ser acessados diretamente pela internet, através do site próprio.
Crianças ganham certificado
Débora ainda destacou como é feito o atendimento às crianças: “A coleta infantil é um dos nossos diferenciais, pois fazemos de tudo para transformar esse momento em algo menos desconfortável possível, com um ambiente lúdico, jalecos que fogem do tradicional branco, um presente e o nosso certificado de coragem entregue após a coleta. Assim as crianças acabam tendo uma compensação pelo esforço de se submeter a esse processo.”
A empresária ressaltou a qualidade em todas as etapas dos processos, garantindo acessibilidade, serviço humanizado, atendimento e orientação farmacêutica em todo o horário de funcionamento: “Pois a presença deste profissional é de extrema importância para uma orientação adequada aos pacientes, bem como na padronização da realização dos processos de análises, pois o olhar crítico do farmacêutico é o principal garantidor da qualidade do serviço prestado. O laboratório é o elo entre médico e paciente, pois como muitas vezes atendemos pacientes e familiares em momentos em que estão fragilizados, é nessa hora que precisamos levar conforto e tranquilidade a eles.”
Selo de qualidade
Anualmente o laboratório é destaque no quesito Qualidade pelo PNCQ, o Programa Nacional de Qualidade, que avalia mensalmente o desempenho dos laboratórios inscritos na Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.
Colaboradores
O atendimento é realizado por três colaboradores, todos graduados na área da saúde.
O que esperam de São Jorge D’Oeste
“Que o município continue em desenvolvimento, que mais empreendedores tenham uma visão de investir aqui, para que possamos continuar inovando e trazendo novas possibilidades de diagnóstico no ramo das análises clínicas, facilitando a vida da população que aqui reside, dessa forma não havendo necessidade de se deslocar a outras cidades, pois os nossos serviços atendem as expectativas da população. E como empresa, participamos de muitos momentos felizes dos pacientes, e isso nos aproxima da população criando vínculos em cada resultado de gravidez positivo e teste de determinação do sexo do bebê”, ressaltou Débora.