17.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

No Sudoeste, 5,4 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas

Municípios têm dez dias para encaminhar a documentação que poderá decretar a emergência.

- Publicidade -
Prefeito Cleber Fontana reunido com o Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão. Foto: Assessoria.

Assessoria e JdeB – Uma equipe da Defesa Civil do Paraná esteve na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) para as orientações sobre os estragos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias, e auxiliar as prefeituras na elaboração de decretos de situação de emergência. Dados preliminares indicam que 14 municípios foram afetados (com alagamentos, enxurradas e inundações), prejudicando diretamente cerca de 5,4 mil pessoas (sendo 1,1 mil desalojadas; 117 residências foram  danificadas)

A presença da Defesa Civil se deu após uma reunião entre o presidente da entidade e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana (PSDB), e o coronel Fernando Schunig. Os municípios têm agora dez dias para juntar a documentação e encaminhar para ter a autorização para decretar a situação de emergência.

“Estamos colocando toda a estrutura da Amsop à disposição dos municípios, para que, juntamente com a equipe destinada pelo coronel Schunig, que deve ser formada por um cabo e um sargento da Defesa Civil, possamos unir forças para ajudar a nossa população do Sudoeste neste momento tão difícil”, destacou Cleber.

Ainda de acordo com Cleber, o decreto de situação de emergência consiste  em um processo complexo e burocrático e, por isso, esse apoio da Defesa Civil estadual é de fundamental importância.

Dois rios cheios em Verê

As fortes chuvas que assolam a região, desalojaram algumas famílias em Verê, com as cheias do Rio Tigre e do Rio Verê na área urbana da cidade. No interior também foram registrados muitos estragos em lavouras e propriedades rurais que tiveram casas inundadas.

Muitos estragos também foram registrados nas estradas e algumas pontes caíram. A Secretaria de Assistência Social está centralizando os auxílios através do Cras de Verê.

Eneas Marques: comunidades afetadas

As chuvas aumentaram muito a vazão dos rios que cortam o município de Eneas Marques e em muitos trechos a canalização e o escoamento ficaram danificados, causando muitos estragos. Em muitas comunidades, os acessos impediram a passagem de veículos, impossibilitando a chegada de máquinas.

Bom Sucesso do Sul: abrigo no pavilhão

As famílias de Bom Sucesso do Sul atingidas pelas chuvas e que precisam de abrigo estão abrigadas no Pavilhão do Bairro São Pedro. “Quem precisar de qualquer outro tipo de auxílio, como alimentação, água potável, roupas, que procure algum contato da Prefeitura e será atendido”, informou a administração municipal.

Pato Branco encaminha documentação

A Prefeitura de Pato Branco já iniciou a coleta dos dados para que seja decretado o estado de emergência. “Agora estamos aguardando a Defesa Civil dar a homologação, aí sim o município poderá decretar o estado de emergência.

Sem essa homologação, qualquer ação ou decreto realizado pela municipalidade não terá validade para captação de recursos, por exemplo. Então estamos aguardando essa homologação”, informou a Prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques