9.9 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 16 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

Novo horário da linha aérea é mais favorável; mas passageiros precisam lotar o avião

O primeiro voo da Azul Conecta pela manhã. Foto: Flávio Pedron/JdeB.

JdeB – A Azul Conecta passa a oferecer uma nova opção às pessoas que precisam ir a Curitiba de avião. Desde sexta-feira, 12, o avião monotor Cessna Caravan 208, que faz a linha Francisco Beltrão/Curitiba – Aeroporto Internacional Afonso Pena – está fazendo o voo pela manhã, nas segundas, quartas e sextas-feiras. Decola às 7h25, faz escala no Aeoroporto de União da Vitória às 9h, e chega no Aeroporto de Beltrão às 10h. A decolagem ocorre às 10h25 e o voo é direto, com chegada no Afonso Pena às 12h, permitindo que as pessoas possam resolver questões particulares ou empresariais na capital à tarde ou pegar voos de conexão para outras cidades brasileiras. O vice-prefeito Antonio Pedron, no entanto, enfatiza que as pessoas precisam usar mais a linha aérea.

Sobre esta alteração no horário da linha, Antonio comenta: “O que eu pedi na Azul, em contato em São Paulo, é que fosse antecipado em 1h30 a saída de Francisco Beltrão, às 16h30, e não 18h25 como vinha sendo feito, pra não ter problema nas conexões em Curitiba, porque era pra ser às 17h, ao invés de passar pra 16h, aí passaram às 18h25. Muitos que viajavam e faziam conexão no Aeroporto de Curitiba tinham que dormir em Curitiba, e quem viaja de avião não gosta de ficar parando em hotel. E agora veio o horário pra 10h25. Pela questão das conexões ficou ótimo, só que preocupa no inverno porque o avião sai muito cedo de Curitiba. Quem vem de fora, pra chegar em Francisco Beltrão, pra fazer conexão em Curitiba, é prejudicado. A maioria dos voos em Curitiba não chegam 6 ou 7 h, da manhã. Chegam depois. Acho que neste aspecto nós vamos perder”.

- Publicidade -

O vice-prefeito ressalta, no entanto, que a reclamação em relação aos preços das passagens já deu resultados. “O que tem de progresso daquela ida a São Paulo, que nós reclamamos dos preços, é que agora os preços estão super baratos. Mas, mesmo assim não está tendo a resposta desejada. Eu acho que o avião poderia voar lotado. O beltronense tem que estudar mais esse processo, entender o que é a aviação e usar mais, porque o preço está aí. Agora, o esforço pra ter a linha aérea está aí. Quem não tiver linha aérea sai fora dos holofotes.

Primeira vez

A analista financeira Patrícia Carol e o marido Paulo Roberto Santolin viajaram de Beltrão a Curitiba com a Azul Conecta pela primeira vez sexta-feira, 12. Nas viagens anteriores eles embarcaram nos aeroportos de Cascavel e Chapecó. Patrícia destacou que o novo horário dá possibilidades para o passageiros pegar mais conexões de voo. Outras vantagens citadas por ela: em Beltrão não há preocupação com estacionamento e a praticidade do aeroporto que fica dentro da cidade.

Além de aumentar o número de passageiros, a intenção é transformar o voo em diário. “Pra ser diário, o avião tem que voar lotado. Nós temos capacidade, só que o pessoal daqui tem voado por Pato Branco, Chapecó e Cascavel. Então, temos que desenvolver um pouco do espírito de beltronense, porque senão, como o aeroporto regional é um processo bem complexo e difícil, talvez nós tenhamos que melhorar a nossa pista de Beltrão. Mas pra melhorar a nossa pista e qualquer investimento o valor é grande, nós temos que ter uma certa segurança que teremos linha aérea. Então, o povo de Beltrão tem que fazer esse esforço e fazer com que essa linha fique sempre lotada. Ontem [quarta-feira] a passagem pra Curitiba estava R$ 344 e Pato Branco R$ 1.500.”

Encomendas de Beltrão para o mundo

Outra vantagem é que a Azul Express tem uma empresa terceirizada em Francisco Beltrão e Pato Branco que atua no despacho e entrega de encomendas na região. “Isso é uma honra, nós temos um hub para o mundo, que aqui no Sudoeste é a única que tem. Quem quer mandar encomenda pra Nova York, Sidney ou Hockland, Roma, vem, entrega aqui em Beltrão na empresa e o pacote vai chegar ao destino no exterior em dois ou três dias.”

Pelo avião monomotor Cessna Caravan, as pessoas ou empresas podem enviar envelopes, remédios, pequenos equipamentos.

Antonio acrescenta dizendo que “isso também é importante pra nós porque auxilia no ponto de equilíbrio da empresa azul Conecta pra que ela não tenha prejuízo nas suas operações.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques