
Da assessoria – Quatro bandas beltronenses e a Orquestra Filarmônica de Valinhos prometem um grande espetáculo hoje, às 20h, no Teatro da Unisep. A Cooperativa de Arte (Coperarte) apresenta a terceira edição do projeto “Encantos”, unindo o rock beltronense das bandas Tiregrito, Chumbo Dirigível, Rodrigo Castellani e Bira – Paraná Blues com a Orquestra Filarmônica de Valinhos. Serão interpretadas canções autorais rearranjadas para um espetáculo orquestral. Os ingressos podem ser adquiridos na Sonata Centro de Artes, Construmax e Formosa Pub ou pelo site www.ingressonacional.com.br. Jerci Maccari, diretor-presidente da Orquestra Filarmônica de Valinhos, comenta que esta será a terceira vez que a orquestra se apresenta em Francisco Beltrão. A primeira foi em 2009 e a segunda, em 2019, quando fizeram a Cantata dos Posseiros.
“Pra mim é sempre um prazer voltar à minha casa, embora eu não seja nascido em Francisco Beltrão, mas eu sou um dos pioneiros, porque eu cheguei aqui em 1953, ainda muito criança, então eu vi Beltrão crescendo. Meu coração é beltronense para sempre.” A Orquestra Filarmônica de Valinhos completa 18 anos de criação em setembro. Desde 2004, parou suas atividades somente nos dois anos de pandemia. “Buscamos recursos próprios ou com concertos com bilheteria ou projetos através de renúncia fiscal tanto do Estado quanto da Federação e contratos. Nunca tivemos a subvenção pública, por isso se chama Sociedade Filarmônica de Valinhos; temos autonomia.”
Jerci elogia Francisco Beltrão por ter muitos espaços para se apresentar, como o Espaço da Arte e o Teatro da Unisep, que é um dos maiores teatros que a orquestra já tocou. “Meu grande desejo é poder chegar em Beltrão e lotar os dois teatros onde a gente vai se apresentar.” Roniedson Rebelatto, coordenador do evento, ressalta a receptividade que o Rock The Concert está tendo. Segundo ele, este é um trabalho diferenciado com os artistas locais, envolvendo um público próprio, ou seja, é um projeto que difere do que foi feito nos festivais, cada qual com as suas características.
“Percebemos que os artistas estão empolgados e notamos que eles envolvem um público próprio e diferente do público atingido por outros trabalhos que a gente faz, e tudo isso vai somando. Teremos um bom público neste sábado.”