O ano de 2022 teve diversas ações consideradas positivas pela administração municipal.

Por Alexandre Bággio – O prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi (PP), e a vice-prefeita Odilmara Dreves Freitas (MDB), participaram do programa Sete e Meia de ontem, 4, na Rádio Educadora de Dois Vizinhos, e fizeram um balanço de 2022. Eles também falaram sobre as expectativas para o ano que está começando. Na sua fala, o prefeito também destacou a importância de todo o funcionalismo público e exaltou a parceria com os vereadores.
“Foram 47 projetos destinados para a Câmara, todos aprovados com unanimidade. Temos um diálogo importante e isso faz a diferença para que o projeto já chegue com a opinião de todos”, resumiu.
Saúde
Giva destacou que na saúde, por exemplo, foram adquiridos veículos, a unidade central foi reformada, novos aparelhos foram comprados e convênios foram ampliados para oferecer mais exames e procedimentos à população. O município conta com o atendimento de três clínicos gerais, um dermatologista, uma pediatra e um ginecologista. “Passamos por momentos difíceis durante a pandemia, mas com muito trabalho estamos conseguindo baixar o tempo de espera para cirurgias e não são somente procedimentos via SUS. Em alguns casos, o município está pagando via consórcio ARSS. Tínhamos apenas um veículo que transportava os pacientes para Beltrão e saía às 5h, com retorno às 17h e hoje temos dois veículos: um sai 5h30 e retorna 10h e, nesse mesmo horário, está indo outro. O transporte para Curitiba era feito em um ônibus em parceria com municípios da região e agora é com veículo próprio”, relatou.
Empregos
A geração de empregos também foi destaque. “Quando iniciamos a gestão, a gente tinha 35, 40 casas para alugar no município e agora não tem mais nenhuma. Conseguimos gerar cerca de 50 empregos na cidade e outros 50 no interior e isso é importante. Fizemos programas de terraplenagem no campo, com novos núcleos de aviários, granjas e tudo isso movimenta. Pessoas do Rio de Janeiro vieram morar em Boa Esperança do Iguaçu”, completou.
Esporte
O prefeito também falou sobre o esporte, onde foram feitos investimentos em praças esportivas e realizados campeonatos para os munícipes. A cidade também sediou uma competição nacional de Airsoft e oportunizou a participação de equipes locais em campeonatos regionais. No meio ambiente e turismo, Giva destacou a realização do Turistando em Boa Esperança do Iguaçu e fortalecimento do conselho, além de ações de limpeza e plantio de árvores.
Agricultura
A agricultura teve investimentos dentro do programa ‘Porteira para dentro’, melhorias nas estradas rurais, programa de inseminação, programa de silagem, calçamentos, entre outras ações. “Estamos finalizando 10 quilômetros de calçamento agora, mas cada quilômetro custa R$ 350, 400 mil. Precisamos de apoio estadual e federal para fazer ainda mais. Foram 12 pontes totalmente destruídas e já recuperamos todas. Os bueiros também foram mexidos, as estradas foram refeitas com trabalhos no sábado e no domingo inclusive. Nesses dois anos, todo final de semana que tinha sol, a equipe de viação e obras estava fazendo esses trabalhos extras de terraplenagem em parceria com o agricultor no ‘porteira para dentro’”.
Educação
A vice-prefeita Odilmara elogiou o bom desempenho da educação, que oferece, há sete anos, materiais do Sistema Aprende Brasil gratuitamente. “Avançamos muito na estrutura e na qualidade de ensino. Os índices do Ideb foram superados e isso é exemplo de desenvolvimento. Na assistência social, que eu sou a gestora, não posso deixar de falar das nossas ações com crianças, mães e idosos. Foram conferências, os conselhos bastante atuantes, com muitos voluntários nos apoiando e auxiliando. Atendemos cerca de 250 crianças, cerca de 100 idosos num público bastante fiel e efetivo, que está envolvido nos trabalhos diários”, relatou.
Para 2023
O sonho, para o ano, é iniciar a construção de uma creche e do lago municipal (que vai contar com um grande auditório). “No início da administração, compramos o terreno para a creche, para o lago municipal com pista de caminhada e para o auditório municipal, que vai abrigar 450 pessoas sentadas. Serão cerca de R$ 5 milhões investidos e estamos finalizando as licenças e, até no mês que vem, queremos licitar tudo isso para entregar, no final da administração, um espaço muito bonito. A nossa creche aparece como aprovada no Governo Federal, os deputados brigam por isso e deve começar em breve. Investimos também na creche que já atende as crianças com ar-condicionado, aparelhos de TV, para que os pais tenham a certeza que as crianças estão bem cuidadas e adquirindo conhecimento, trabalhando para termos pessoas melhores”, disse o prefeito Giva.
“Prefeito no campo” e Café com o prefeito”
Ele vai manter as ações ‘Prefeito no campo’ e ‘Café com o prefeito’. “Recebemos, inclusive, uma criança de 5 anos que veio e nos deu ideias para melhorar seu bairro. Ouvimos também o mais idoso do município, juntamos as ideias, e estamos buscando colocar em prática. Estamos abrindo para todas as entidades”, concluiu Giva.
Odilmara também falou sobre a expectativa para o novo ano. “Temos vários projetos arrojados que, com certeza, vão fazer a diferença para o nosso município. Agradeço toda a equipe, os secretários, os servidores, que juntos conosco fazem a nossa administração. Vamos buscar muitos projetos para evoluir ainda mais neste ano.”