
Pascom e JdeB – Domingo, 18, uma missa na Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão, celebrou os 15 anos da Pastoral do Surdo na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. A celebração em ação de graças foi presidida por dom Edgar Xavier Ertl, bispo diocesano; padre Geonane Julio, assessor da Pastoral do Surdo, e o padre Emerson Detoni, pároco da Concatedral.
Celebrar os 15 anos de evangelização, valorização e cuidado das pessoas surdas, foi um momento importante e especial, diz padre Geovani. O assessor diocesano da Pastoral do Surdo destaca também a necessidade de expandir esse trabalho pastoral em toda a Diocese.
Precisa ser expandida
“Celebrar 15 anos é celebrar a história da Pastoral do Surdo, que iniciou as atividades aqui por Francisco Beltrão e alcança vários lugares da diocese como parte da inclusão. Seguir Jesus Cristo é também a incluir a todos. Então, celebrar 15 anos é uma história de inclusão, tão importante, tão necessária e cada vez mais fundamental pra nossa igreja. Ser igreja, viver igreja e possibilitar o quanto mais a inclusão das pessoas, e hoje esse pessoal da Pastoral do Surdo que se dedicam aos surdos aqui em. Beltrão”.
O sacerdote ressaltou que mesmo existindo a pastoral “aqui em Francisco Beltrão, tantos ainda precisam de inclusão. Mas na Diocese a Pastoral do Surdo existe de modo muito discreto. Os pais chegam com seus catequisandos na catequese e [e a pergunta que fica é] quem vai dar a catequese para uma criança com a necessidade de acompanhamento da Pastoral do Surdo? De modo muito especial, nós precisamos que esta pastoral se estenda para as demais paróquias da diocese. Por isso, nós também somos enviados a esse trabalho de missão, de evangelização e de acolhida daqueles que necessitam da nossa ajuda”.
A missa teve a participação de catequistas, catequisandos, alunos, familiares e servidores do Centro de Apoio ao Surdo (CAS).