
A audiência da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal em 2022 já ultrapassa 1,5 milhão de visualizações de jogos. O levantamento feito pelo Jornal de Beltrão levando em conta partidas disputadas até 29 de julho aponta os índices alcançados por cada clube nas transmissões com imagens para o Facebook e YouTube.
Clube com mais seguidores em todo o futsal estadual (conforme números de dezembro de 2021 do JdeB), o Pato é quem mais reúne público entre os 14 integrantes do certame.
Nos 12 jogos disputados na competição, o clube teve uma média 21,4 mil visualizações por partida. É líder no Facebook (10,6 mil), YouTube (10,8 mil) e também no agregado de visualizações: o bicampeão soma 256,86 mil views e fica no topo do ranking, mesmo sendo o que menos entrou em quadra até agora. Na sequência, aparecem Cascavel (206,93 mil), Marreco (164,75 mil) e Acel (140,7 mil).
Os dados levam em conta as transmissões oficiais dos times.
Pato tem três transmissoras
O Pato é o único clube que não tem uma transmissão exclusiva. Os duelos são exibidos pela Pato TV – canal oficial – e pelas rádios Celinauta e Itapuã.
Conforme o presidente da Associação Paranaense de Produtoras Esportivas de Streaming (Appes), jornalista Adolfo Pegoraro, os clubes indicam os canais oficiais de transmissão que, por sua vez, filiam-se e pagam mensalidade à entidade, responsável, desde 2020, por regulamentar e dar padrão visual às transmissões. O Pato, por sua vez, abriu mão de um único canal, mas, por outro lado, sem exclusividade, não recebe das produtoras.
“O nosso slogan já diz: uma só paixão. E sabendo que o clube é paixão do pato-branquense, nós entendemos que, quanto mais canais estiverem transmitindo os jogos com propriedade, seriedade e profissionalismo, cresce o engajamento e criam-se mais opções para o grande público, além de valorizar profissionais e emissoras locais”, diz o assessor de imprensa pato-branquense, Renan Pereira.
Baixa audiência
Entre os quatro times de menor audiência, estão três integrantes da Liga Nacional de Futsal (LNF): Umuarama, Foz Cataratas e Campo Mourão, 11º, 12º e 13º colocados no ranking, respectivamente. Assim como no campeonato disputado com a bola rolando, a Aaema é lanterna em atrair público.
Mariópolis acumula média de 1,6 mil visualizações por confronto. Com 11,6 mil views no total, é último colocado também neste quesito e na média do YouTube (0,76 mil). No Facebook, o desempenho é melhor: 11º colocado, com 2,2 de média, à frente de Dois Vizinhos (2,12), Foz Cataratas (2,01) e Operário Laranjeiras (1,94).
Marca negativa
Outra marca negativa da Aaema refere-se ao número de jogos levados ao ar. A LB Sports, detentora dos direitos de imagem, não exibe as partidas disputadas fora de Clevelândia (cidade onde a Aaema atua como mandante). Somente as duas primeiras rodadas, contra Cascavel e Ampere, tiveram transmissão tanto no Facebook quanto no YouTube. Outros cinco compromissos, frente a Marreco, Umuarama, Acel, Operário e Marechal, foram ao ar somente em uma das plataformas, conforme a pesquisa do JdeB entre 27 de julho e 2 de agosto.
Diretor da LB Sports, o comunicador Luciano Bernardi explica que a equipe de Mariópolis optou por não filiar a produtora na Appes, o que deixa-a sem meios de transmitir os confrontos disputados fora de casa.
Jogo recordista
O empate por 1×1 entre Pato e Marechal, no Ginásio Dolivar Lavarda, exibido em 11 de abril, é o jogo de maior alcance: 47,1 views. A atração foi exibida, além do tri pato-branquense, pela Promove Sports, plataforma oficial rondonense.
Média de audiência – Facebook (por mil)
1º | Pato | 10,6 |
2º | Cascavel | 8,55 |
3º | Marechal | 6,22 |
4º | Acel | 4,59 |
5º | Marreco | 3,94 |
6º | CAD | 3,29 |
7º | Ampere | 3,1 |
8º | Palmas | 2,77 |
9º | Campo Mourão | 2,53 |
10º | Umuarama | 2,5 |
11º | Aaema | 2,2 |
12º | Dois Vizinhos | 2,12 |
13º | Foz Cataratas | 2,01 |
14º | Operário | 1,94 |
Média de audiência – YouTube (por mil)
1º | Pato | 10,8 |
2º | Marreco | 7,03 |
3º | Dois Vizinhos | 5,93 |
4º | Cascavel | 5,8 |
5º | Acel | 4,78 |
6º | CAD | 4,12 |
7º | Marechal | 3,12 |
8º | Operário | 2,79 |
9º | Ampere | 2,4 |
10º | Palmas | 2,39 |
11º | Umuarama | 2,25 |
12º | Foz Cataratas | 1,98 |
13º | Campo Mourão | 1,43 |
14º | Aaema | 0,76 |
Público por jogo em transmissões oficiais
1º | Pato | 21,4 |
2º | Cascavel | 13,79 |
3º | Marreco | 10,9 |
4º | Marechal | 9,34 |
5º | Acel | 8,79 |
6º | Dois Vizinhos | 7,85 |
7º | CAD | 7,21 |
8º | Ampere | 5,56 |
9º | Palmas | 5,16 |
10º | Umuarama | 4,4 |
11º | Operário | 4,25 |
12º | Foz Cataratas | 3,7 |
13º | Campo Mourão | 2,6 |
14º | Aaema | 1,6 |
Público total em transmissões oficiais (por mil)
1º | Pato | 256,84 |
2º | Cascavel | 206,93 |
3º | Marreco | 164,75 |
4º | Acel | 140,7 |
5º | Marechal | 130,85 |
6º | Dois Vizinhos | 117,82 |
7º | CAD | 115,4 |
8º | Ampere | 89,08 |
9º | Palmas | 82,71 |
10º | Operário | 68,09 |
11º | Umuarama | 61,6 |
12º | Foz Cataratas | 51,89 |
13º | Campo Mourão | 33,9 |
14º | Aaema | 11,26 |
TOTAL | 1.531.820 |