Dois atores de Belém (PA) encenaram a comédia “Tirando Onda”.

JdeB – Ops atores Cleber Couto e Sinézio Filho apresentaram a peça “Tirando Onda” voltada para toda a comunidade beltronense. A encenação aconteceu na noite de segunda-feira, 12, no Espaço da Arte, com a presença de pessoas surdas, seus familiares, estudantes da Unioeste, profissionais da unidade do Centro de Apoio aos Surdos e Profissionais de Educação de Surdos do Paraná (CAS). A apresentação é inédita em Francisco Beltrão. Sinezio e Cleber são muito conhecidos de surdos e profissionais porque participam de eventos em nível nacional voltados para esta comunidade e de educação especial.
Dani Mendes, do CAS, destacou o trabalho dos atores, que são surdos, e a peça de teatro, de comédia é voltada para pessoas de várias faixas de idade. “Eles são uma referência nesta área cultura de educação de surdos. Então, o CAS promoveu em parceria com o Departamento de Cultura e a Prefeitura de Beltrão pra poder promover esse evento, divulgar a língua de sinais e também pra que ouvintes venham assistir, porque isso é inclusão. Essa peça é bem visual. É a cultura surda muito visual. Quem não sabe libras também pode assistir, porque eles fazem uso de classificador, de mímica, que é a cultura dentro do teatro da área artística dos surdos”.
Os dois atores são de Belém, Pará, e rodam o Brasil com a companhia de teatro, apresentando a peça e participando de congressos voltados para língua de sinais, área da linguística, da tradução, de tradutores e intérpretes. “Eles são, realmente, uma referência. Então, é um ganho pra Francisco Beltrão, já que a cidade vem evoluindo, ontem [domingo] estive com os palhaços surdos, mostrando a cidade e a estrutura, eles acharam muito bacana. Só elogios, e agora aumentando essa visibilidade”, comentou Dani.
Nesta visita a Beltrão, Sinézio e Cleber coordenaram ontem as oficinais de sinais e hoje a de literatura surda, ambas gratuitas, voltadas para a comunidade local.