Situação gerou muitas reclamações. Sanepar procura pontos de vazamento em toda a cidade.
JdeB – Muitos duovizinhenses sofreram com as torneiras secas durante todo o final de semana. A falta de água começou na manhã de sábado, 4, em todos os bairros. Através de nota, a companhia informou que as fortes chuvas de sexta-feira, 3, haviam comprometido a produção e distribuição de água e a previsão era de normalização do sistema no domingo, de forma gradativa. Isso, no entanto, não aconteceu e muitas famílias passaram quase 48 horas sem água, com o retorno somente no final da noite de domingo, 5, ou na segunda-feira, 6, no Centro Sul, Bem Morar, Concórdia, Bairro das Torres e Bairro da Luz, entre outros. Quando voltou, em alguns casos, a água estava barrenta.
Emanuele Cristina Herpich, que trabalha como cabelereira, ironizou o problema, em publicação na rede social da Rádio Educadora. “Desmarcando a agenda do dia mais lotado da semana. Uma maravilha”. A falta frequente de água, especialmente aos sábado, também foi motivo de reclamação. “Se falta chuva, não tem água, se chove muito, não tem água, complicado”, disse Anderson Cogo. “Todo sábado está tendo temporal então porque faz mais de um mês que todos os sábados está faltando água aqui na região do Santa Luzia”, destacou Alisson Júnior Baldin.
Muitos duovizinhenses reclamaram da falta de investimentos da Sanepar em Dois Vizinhos e cobraram ação das autoridades. “Estão com uma estrutura de abastecimento para 25 mil habitantes, mas temos 50 mil”, disse Rodinei Ramos, também no Facebook.
Investimentos
No verão passado, uma longa estiagem fez com que Dois Vizinhos tivesse rodízio na distribuição entre dezembro de 2021 e março de 2022. Naquela ocasião, muitas reuniões foram feitas entre o poder público, população e a companhia, que prometeu investimentos. A Sanepar, em dezembro de 2021, anunciou investimentos de R$ 73 milhões em uma nova captação no Rio Lajeado Grande e a previsão inicial era começar as obras ainda no final de 2022.
Vazamento
Outro problema foi constatado pela Sanepar na segunda-feira, 6, e informado através de nota oficial. “A Sanepar informa que um possível vazamento numa das redes de distribuição de água de Dois Vizinhos está afetando o abastecimento nas regiões dos bairros Concórdia, Gross e Industrial, nesta segunda-feira, 6. As equipes estão em campo fazendo varredura nas redes, a partir da estação de bombeamento de água da Rua Paraná, para localizar o vazamento. Se alguém identificar qualquer vazamento nas ruas deve avisar a Sanepar. Assim que for localizado e consertado o vazamento, a previsão é a de que o abastecimento volte gradativamente à normalidade em duas horas”, destacou o documento oficial.