6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Prefeitura de Marmeleiro beneficia 120 produtores rurais

Serão entregues 1.200 toneladas para 1.200 agricultores. Foto: Assessoria.

Da assessoria – Neste mês de julho, o Departamento de Agricultura e Abastecimento de Marmeleiro iniciou as entregas de calcário aos agricultores inscritos no Programa de Correção e Conservação de Solo, beneficiando aproximadamente 120 produtores rurais, correspondendo no total de 1.200 toneladas de calcário entregue (dez toneladas por agricultor beneficiado, todos dentro dos critérios exigidos para o enquadramento).

Os agrônomos Douglas Bressiani e Laures Cieslik realizaram a coleta de solo nas propriedades para efetuar a análise, orientando os agricultores sobre a melhor forma da calagem e também sobre manejo e práticas de conservação de solo e da água, como evitar processos erosivos, descompactação das áreas produtivas e como manter a fertilidade do solo.

- Publicidade -

A calagem é uma etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola, quando adição do calcário no solo de forma correta tem a função de adequar o PH da solução do solo, redução da acidez do solo, anular os efeitos tóxicos do alumínio e manganês, fornecimento de cálcio e magnésio para o solo, contribuindo no desenvolvimento radicular e na absorção de nutrientes pela planta, melhorando a produtividade da cultura.

O diretor do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Marmeleiro, Sidiclei Risso, explica: “Tanto análise de solo quanto o calcário são totalmente gratuitos, sendo de recursos próprios, e o investimento nesta etapa será de aproximadamente de R$ 250 mil”.

De acordo com Sidiclei Risso: “Esta é a segunda parcela de agricultores atendidos durante a gestão da Administração atual, correspondendo em torno de 230 produtores rurais beneficiados”. Sidiclei também salienta: “Finalizando a entrega de calcário, nos próximos dias, já será aberto as inscrições para a terceira etapa, onde a próxima entrega ocorre na entressafra do ano de 2023”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques