
AEN-JdeB – Mais três municípios da região Sudoeste estão certificados para operar o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf). Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Marmeleiro, Palmas e Chopinzinho poderão vender os produtos de origem animal em todas as cidades do Estado.
“Com muito respeito, reconhecemos o esforço de mais três municípios na proteção à indústria pequena, na proteção ao consumidor, mantendo os serviços de inspeção funcionando”, disse o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Com as novas adesões, 18 municípios paranaenses já estão no programa – a maioria deles da região Sudoeste.
Segundo Ortigara, a regulamentação do Susaf, em 2020, ajudou a dar novo rumo ao sistema de inspeção e fiscalização no Brasil, que impedia movimentos naturais.
“Não afrouxamos a corda, mas é inimaginável que se possa adquirir um queijo no município em que é produzido, mas não pode ser vendido no município vizinho.”
O secretário Estadual de Agricultura, Norberto Ortigara reforçou a necessidade dos municípios terem um bom serviço de inspeção, com qualidade equivalente ao do Estado, e que este seja equivalente ao serviço federal.
“O consumidor merece ser tratado com respeito, com responsabilidade e do jeito adequado.”
Mel Mani
Na solenidade em Pato Branco, o casal Alaor Francisco Cristiani e Eva Rodrigues recebeu o primeiro certificado Susaf, de Marmeleiro. A Mel Mani poderá, a partir de agora, utilizar o selo de qualidade e vender o produto nos 399 municípios do Paraná.
Segundo o prefeito muicipal de Marmeleiro, Paulo Pilati, o objetivo sempre foi oferecer o melhor para os agricultores.
“Chegou o momento de premiar a primeira agroindústria nossa, na área do mel, que é uma atividade nobre.”