Estragos ainda estão sendo levantados pelas prefeituras.

Leandro Czerniaski – Mais da metade dos municípios da microrregião atingidos, dez mil pessoas afetadas e R$ 64,2 milhões de prejuízo. Esse é o saldo parcial das chuvas que acometeram a região nesta semana e foram repassados ao JdeB pela 10ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil. Segundo o órgão, 14 dos 27 municípios da região de Beltrão abriram ocorrência no sistema informatizado da Defesa Civil e boa parte dos números ainda estão sendo apurados pelas prefeituras e devem ser atualizados até o início da próxima semana. Neste levantamento não estão os municípios da região de Pato Branco, que também foram severamente atingidos.
A maior parte dos prejuízos foi registrada em Francisco Beltrão, que já informou perdas de R$ 56 milhões com as enxurradas. Salgado Filho, Capanema e Santa Izabel do Oeste também comunicaram prejuízos em decorrência das chuvas.
Capanema foi onde mais pessoas foram atingidas pelas enxurradas: 4,7 mil afetados, mil desalojados e 40 desabrigados – quando não há outro lugar para ir a não ser um abrigo público. Beltrão também contabilizou quase cinco mil pessoas prejudicadas, entre afetados em menor grau e quem teve a casa inundada.
Beltrão vai decretar emergência
O prefeito Cleber Fontana deve decretar situação de emergência em Francisco Beltrão, dados os estragos causados pela cheia do Marrecas e outros rios e córregos da cidade.
Antes, no entanto, o município espera concluir o levantamento dos prejuízos. Na prática, o documento permitirá agir de forma mais rápida para reconstruir os estragos e auxiliar as famílias atingidas.