
Relatório divulgado ontem à tarde pela 10ª Coredec (Coordenadoria Regional de Defesa Civil) indicava que os prejuízos com as fortes chuvas da última semana chegam a R$ 131,1 milhões. O valor é resultado das informações fornecidas pelas próprias prefeituras ao sistema informatizado estadual: 17 municípios da microrregião de Beltrão registraram ocorrências como enxurradas, alagamentos e vendaval.
No último sábado, o JdeB divulgou que os prejuízos estimados, até então, haviam sido de R$ 64,1 milhões. Com as atualizações, sobem também o número de pessoas afetadas (15.059) e desalojadas (2.185). Não houve registro de mortos ou feridos na microrregião.

Francisco Beltrão foi o primeiro município a oficializar o decreto de situação de emergência, que já foi homologado pelo Estado e agora aguarda a publicação da portaria de reconhecimento federal. A Coredec indica que, mesmo o Estado tendo feito decreto neste sentido para a região, é preciso que as prefeituras encaminhem seu processo de situação de emergência de forma individual para poder acessar recursos e desburocratizar as ações.