19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Presidente do Rotary diz que “o coração do Brasil está em Beltrão”

A canadense Jennifer Jones, presidente do Rotary International, em encontro com os adolescentes e jovens em Francisco Beltrão. Foto: Juarez Gralak.

JdeB – A presidente do Rotary International, Jennifer Jones, que participou sexta-feira e sábado, dias 3 e 4, em Francisco Beltrão de encontros com os rotarianos do Distrito 4640, que abrange as regiões Oeste, Sudoeste e Centro do Paraná, surpreendeu pela sua empatia, discursos rápidos, de improviso e procurou se vincular aos adolescentes e jovens que compõem os Interacts e Rotaracts.

Jennifer estava acompanhada do marido Nick, e do diretor do Rotary para a América do Sul, Julio Santisteban, do Peru. Ela disse que pela primeira vez, em 118 anos, um presidente da instituição visitou um município da área do Distrito 4640. Mas surpreendeu: disse que esta não deverá ser a última e que o “coração do Brasil está em Francisco Beltrão”.

Agenda cheia

- Publicidade -

Sábado de manhã, ela participou de um grande encontro com os adolescentes e jovens no auditório do Cesul. Ela dançou com os jovens, fez um discurso destacando que os integrantes dos Interacts e Rotaracts não são o futuro, são o agora. “A diversidade e a inclusão, vocês já alcançaram, já são seres inclusivos, até na paridade de gêneros e proporcionar as melhores oportunidades para as pessoas. Eu fiz muitas reuniões internacionais com pessoas mais velhas. Agora, as reuniões têm que ser com os Rotaracts e Interacts porque a voz de vocês precisa guiar a nossa organização. Vocês são cidadãos globais. Por isso, são o futuro dessa organização”, frisou.

Na entrevista à imprensa, no Cesul, a governadora distrital, pato-branquense, Anne Cavalli, estava efusiva com a presença da presidente Jennifer e o diretor Julio Santisteban. “É um momento tão especial essa visita ao nosso distrito, a primeira mulher a assumir a nossa organização também e pela primeira vez o Sudoeste recebe um presidente em 118 anos do Rotary. Isso faz história e deixará muitas memórias para o Distrito 4640. Francisco Beltrão nos sedia e nos acolhe e temos muita gratidão por isso.”

Diversidade de participantes

Jennifer Jones falou sobre a recepção recebida dos brasileiros ao longo da semana. “Meu marido [Nick] e eu chegamos em Francisco Beltrão e tivemos a mais calorosa recepção. Nós estamos no Brasil nesta semana celebrando o centenário do Rotary no Brasil. O que eu encontrei aqui no Brasil foi um mix de grande diversidade dentro dos Rotary de gêneros e grupos. Eu passei muito tempo viajando e visitando vários Rotary, mas posso afirmar que este é o melhor até agora. Posso dizer que tem projetos incríveis, mas o mais importante é a energia, essa vibe maravilhosa”.

A presidente do Rotary falou de uma das causas mais importantes do Rotary, o fim da paralisia infantil no mundo. “A nossa maior meta corporativa é a erradicação da poliomielite. Iniciamos com essa meta há mais de 30 anos. O último caso que ocorreu na América do Sul em 1989. Por isso, as pessoas não falam mais tanto sobre isso. Mas permanece essa doença no Paquistão e Afeganistão. Nossos membros estão comprometidos a garantir que essa doença seja erradicada. Nós e nossos parceiros acreditamos que buscamos que o fim desta doença venha acontecer no final calendário deste ano.”

Reunião-jantar

À tarde e à noite a programação aconteceu no Marabá Centro de Eventos, com a adesão de mais de 100 novos sócios aos clubes do Distrito 4640, entrega do certificado de compromisso da gestão de Anne Cavalli em doação de US$ 300 mil para Fundação Rotária International, pelos clubes de Rotary e houve apresentação cultural de grupo de danças tradicionalistas.

O futuro

À noite, os rotarianos – adolescentes, jovens, adultos e esposas dos sócios – participaram de uma reunião-jantar com a presidente Jennifer Jones, seu marido Nick, o diretor Julio Santisteban, governadores distritais e ex-governadores do Distrito 4640.

Discursaram o ex-governador Névio Urio, de Beltrão, Alzimiro Thomé, presidente da Central Cresol Baser, Antonio Pedron, vice-prefeito, a governadora distrital Anne Cavalli e o diretor Julio Santisteban.

O último pronunciamento foi da presidente Jennifer Jones. Ela afirmou que “é um privilégio poder participar desta noite maravilhosa com todos vocês. O comentário que é a primeira vez que um presidente do Rotary Internacional visita o Distrito, mas eu posso dizer a todos, com certeza, que não será a última. Nick e eu chegamos no Brasil há uma semana e a nossa primeira parada foi o Rio de Janeiro. Uma cidade espetacular e a primeira a celebrar os 100 anos do Rotary no Brasil. Nós também fomos a São Paulo e tivemos incríveis reuniões por lá também. Mas nós encontramos o coração do brasil aqui em Francisco Beltrão.”

E mais uma vez mostrou sua preocupação com o futuro do Rotary ao chamar os pré-adolescentes dos Interacts a virem à frente da mesa de honra. Diante deles, discursou: “Esta é a família do Rotary. Poder presenciar e testemunhar a diversidade e a inclusão em tempo real. Diversidade é um dos valores-chave do Rotary. E vocês nos mostraram o melhor da inclusão.”

Jennifer foi muito aplaudida durante seu discurso.
A tradução dos discursos foi feita por Bárbara, Brito Gilini, Grazieli Missawa e Victor Vitkoski, que receberam o agradecimento de Jennifer Jones.

O JdeB publica quarta-feira opiniões de lideranças do Rotary sobre a visita de Jennifer Jones.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques