Evento digital reuniu equipes assistenciais, voluntários religiosos e multiplicadores presentes em unidades de saúde de diferentes regiões do Brasil
A Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, realizou quinta-feira, 28, o 1º Encontro da Pastoral da Saúde, reunindo em ambiente digital equipes assistenciais, voluntários religiosos e multiplicadores presentes em unidades de saúde de diferentes regiões do Brasil.
A Pastoral da Saúde é uma ação evangelizadora dos cristãos católicos, com o objetivo de promover, defender e cuidar da vida. A ação ecumênica é desenvolvida voluntariamente nas unidades próprias e gerenciadas da Pró-Saúde, através do Programa de Voluntariado.
O evento, organizado pelo setor de Filantropia da entidade, teve como principal objetivo: “demonstrar, através de experiências, que a Pastoral da Saúde contempla a participação de todos os colaboradores, como cultura de respeito e acolhimento da espiritualidade e fé”, explica René Padovani, coordenador da área na entidade.
Em sua fala de abertura, o coordenador da Pastoral da Saúde, dom Antonio Carlos Altieri, destacou que “somos compostos por diversos aspectos, como o psicológico, físico, espiritual. No entanto, não somos uma repartição, dimensões separadas, há algo que nos unifica e, no trabalho da Pastoral da Saúde, é essencial entender e tratar a pessoa nessa integralidade”.
O bispo Dom Altieri lembrou ainda que pequenos gestos, como um sorriso, podem ter um efeito positivo no outro.
Com o tema “A espiritualidade no cuidado: reflexões e vivências”, os palestrantes compartilharam suas experiências no ambiente hospitalar. Belkis Panace, psicóloga Clínica, abordou a questão da espiritualidade nas equipes de cuidados paliativos.