Participam da iniciativa estudantes de três colégios.

Da assessoria/Acefb – A abertura de mais uma edição do “Empresário Sombra Júnior” teve a sala multiuso da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) lotada na quinta-feira da semana passada, dia 13, com estudantes de três colégios particulares do município: Colégio Sesi, Vila Militar Vida e Ensino e Colégio Mundial. O projeto é organizado pelos integrantes do Núcleo Enova e tem como objetivo central estimular o empreendedorismo entre 80 estudantes do Ensino Médio que se preparam para encarar o mercado de trabalho, bem como na escolha da carreira profissional.
Os estudantes irão acompanhar o trabalho de empresários, conhecendo o dia a dia da profissão pretendida. A empresária e membro do Enova Rejane Souza, especialista em educação empresarial, falou sobre as “cinco lições que podem te ajudar na escolha da carreira profissional”.
“Foi uma pauta que pensei para conectar esses jovens, contextualizando com minha história de vida. Construí um personagem com o nome de Maria e contei como foi a minha trajetória profissional. Da mesma forma que hoje eles estão com dúvidas, eu também passei por isso”, relata.
O detalhe é que Rejane só contou no final de sua apresentação que a personagem Maria era ela mesmo. “Levei ao conhecimento deles que não precisamos pensar por área ou setor em nossas vidas, pois entendo que a vida vai acontecendo e vamos tomando decisões no decorrer do percurso”.
Rejane assinala e diz: “Encontrei meu propósito de vida com 35 anos de idade, propósito que com 7 anos de idade já procurava, que era ser professora. E hoje, de certa forma, sou professora, porque trabalho com treinamentos. O autoconhecimento traz toda uma transformação em nossa trajetória profissional, pois as respostas estão dentro de nós”.
Expansão do projeto
O empresário Marcelo de Campos (Incontech), coordenador do Empresário Sombra 2023, destaca que o projeto evoluiu com o passar dos anos – iniciou em Beltrão em 2016 com apenas um colégio e dez estudantes.
“Agora podemos atender mais alunos porque os colégios participantes se preocuparam ainda mais com o futuro deles, de como ajudar na escolha profissional. Para o ano que vem pretendemos que 150 estudantes a partir do 2º ano do Ensino Médio, tanto de colégios públicos e privados, preencham um formulário de inscrição para participar do projeto. Todo ano o Enova se molda de acordo com a realidade local para realizar ações nesse sentido”, destacou Marcelo.
Avaliações dos alunos
A estudante Joana Sumenssi Raimann (Colégio Vila Militar Vida e Ensino – CVM), gostou do formato do evento. “Achei todos os profissionais que falaram extremamente qualificados e utilizaram uma linguagem e tom de voz de fácil compreensão para nós. Isso ajudou a palestra a ser interessante e não cansativa. Além disso, as dicas passadas pela empresária Rejane Souza foram simples, porém eficazes. Considero que as lições e dicas para a escolha de uma profissão serão de grande ajuda. Estou no segundo ano do Ensino Médio e, apesar de estar decidida da minha escolha para prestar vestibular, acredito que tenho um tempo para avaliar e alterar essa decisão, sabendo que o conteúdo da apresentação será de grande contribuição para minha escolha profissional”.
Milena Aparecida Kammer, estudante do Colégio Sesi, pretende cursar Jornalismo. “Me senti bem acolhida com as preparações feitas para nós, todos foram bem receptivos. Além disso, trouxeram um tema bem pertinente para nosso público, sobre a escolha profissional, representando todos os perfis da nossa faixa etária, e finalizando com um café delicioso”.