Já foram recuperadas entre 40 e 50 nascentes. A Prefeitura indica as propriedades e isto aumentará o número de fontes revitalizadas.

Segunda-feira, 1º de agosto, na Prefeitura de Francisco Beltrão, houve uma reunião para tratar o projeto Projeto Global da Fundação Rotária do Rotary International visando a recuperação de sangas, nascentes em propriedads rurais e pequenos afluentes do Rio Marrecas. Participaram do encontro o prefeito Cleber Fontana (PSDB), secretário municipal de Administração, Antonio Bonetti, o ex-governador do Distrito 4640 do Rotary 1994-1995, Névio Úrio, e o futuro governador distrital Antonio da Cas (2023-2024). A verba do Rotary Club é de US$ 151.100 para o projeto.
Os recursos foram viabilizados por meio de parceria envolvendo um Rotary e um distrito de Rotary da Índia, Fundação do Rotary International, com sede nos Estados Unidos, sede nacional do Rotary, em São Paulo, Distrito 4640 do Rotary e o Rotary Clube Francisco Beltrão. A Prefeitura de Beltrão participa da parceria com a infraestrutura e apoio técnico por meio do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder), com a indicação das propriedades que serão beneficiadas. Este apoio da administração municipal deve proporcionar que o projeto atenda um número ainda maior de propriedades. A meta do projeto era atender de 500 a 600 propriedades. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) também é parceiro desta proposta. Névio conta que já foram recuperadas de 40 a 50 nascentes pelo projeto. Mas o lançamento oficial desta iniciativa deve acontecer em breve. “É um projeto bom, importante”, destaca Névio Urio.