
JdeB – A Quarta-feira de Cinzas para a Igreja Católica marca a abertura da Campanha da Fraternidade e a Quaresma, período de 40 dias que antecedem a Páscoa, que significa a ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, dia 22 serão celebradas várias missas nas igrejas matrizes e capelas com a imposição das cinzas, pelos padres, na testa das pessoas. Em seu artigo semanal no JdeB, publicado dia 18, dom Edgar Ertl, bispo diocesano explicacou sobre esta data para os católicos.
“A designação ´Quarta-feira de Cinzas´ provém da prática de impor cinzas sobre a cabeça dos penitentes. É uma prática de origem bíblica, deixo aqui três indicações para posteriores leituras: Judite põe cinzas sobre a cabeça (cf. Jt 9,1); a conversão do Rei de Nínive (cf. Jn 3,6); Jesus questiona duramente Corazaim e Betsaida pela falta de conversão (cf. Mt 11,21). Enfim, a imposição das Cinzas é um sinal com empenho de conversão.”
Missas em Francisco Beltrão do dia 22:
– Concatedral Nossa Senhora da Glória: missas às 16 e 19 horas, com imposição das cinzas;
– Igreja Matriz São José, do Bairro Vila Nova: missas às 8 e 19 horas.
– Igreja Matriz Cristo Rei, do Bairro Cango: missas às 8 e 19 horas e às 19h30 missas nas capelas dos bairros São Francisco e São Miguel.
– Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, do Alvorada: missas 8h30 e 19 horas.
– Igreja Matriz do Pinheirinho: missas às 19 horas (igreja matriz) e na Capela do Bairro Cantelmo. Às 9 horas na Capela do Jardim Floresta.
Missas em Marmeleiro
– Igreja Matriz Santa Rita de Cássia: missas às 16 e 19 horas.
Missas em Dois Vizinhos dia 22:
– Igreja Matriz Imaculada Conceição: missas às 7h e 19h.
– Igreja Matriz Santo Antônio: missas às 8h30 e 19h.