Infrações mais cometidas são as que colocam em risco a vida do motorista e de terceiros.

JdeB – Francisco Beltrão fechou 2022 com uma estatística bastante negativa. O município bateu recorde de mortes em acidentes de trânsito, com um total de 26 óbitos.
O maior quantitativo até então era justamente do ano de 2021, com 25 mortes. O policial Stocco, do Pelotão de Trânsito do 21º BPM, relata que o município vinha apresentando decréscimo nas estatísticas de óbitos até 2020, quando voltaram a aumentar. Do total de mortes em acidentes, 17 ocorreram em rodovias que passam pelo território do município, e nove em perímetro urbano.
Segundo Stocco, a frota de veículos de Francisco Beltrão atualmente está em 70,8 mil e continua aumentando. “Nossa frota aumentou 40% nos últimos dez anos.” As estatísticas do ano todo de 2022 ainda não estão finalizadas, mas foram 828 registros de acidentes e 1.721 pessoas envolvidas somente no primeiro semestre.

O policial militar diz que a corporação está mais atenta às questões de trânsito justamente para preservar a vida dos usuários de vias e rodovias.
A fiscalização também percebeu aumento na violação da legislação de trânsito.
Os motoristas têm cometido infrações graves que colocam em risco sua própria integridade física ou de terceiros, como o uso de aparelho celular durante a condução de veículos, não uso do cinto de segurança, abuso de velocidade, ausência de equipamentos de segurança ou em mau estado de conservação, tipo pneu, retrovisores, viseira, etc.