17.5 C
Francisco Beltrão
sexta-feira, 13 de junho de 2025

Edição 8.225

13/06/2025

Repórter do JdeB é premiado no 35° Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

Premiação foi quarta-feira em Curitiba.

- Publicidade -
Em Curitiba, Niomar Pereira, jornalista do Jornal de Beltrão, contemplado pelo 35º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Ele escreveu sobre agrotóxicos. Foto: Assessoria.

AEN e JdeB – O Governo do Estado anunciou na quarta-feira, 30, os dez vencedores do 35° Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, uma das principais iniciativas do Brasil de valorização e incentivo à produção científica. A cerimônia de premiação foi na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, como parte da programação do Paraná Faz Ciência 2022, evento que integra a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2022).

Promovido anualmente pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o prêmio contempla duas áreas do conhecimento em cada edição. Os trabalhos são avaliados por uma comissão julgadora composta por profissionais e pesquisadores de outros estados, considerados referência nas respectivas áreas de atuação.

Concorreram trabalhos de Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra, submetidos por professores, estudantes, inventores independentes e jornalistas. Ao todo, foram 73 inscrições homologadas, com projetos de pesquisa, extensão e inovação, além de reportagens pautadas no desenvolvimento científico e tecnológico. Em mais de três décadas, 156 pesquisadores e profissionais da imprensa foram agraciados com essa premiação.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou a relevância da pesquisa científica para as demandas sociais. “É um reconhecimento da excelente produção científica empreendida pelos pesquisadores paranaenses, e também um estímulo para que nossos cientistas possam aprimorar soluções inovadoras para atender demandas regionais inseridas na realidade local e contribuir para o desenvolvimento tecnológico”, afirmou.

Repórter Niomar recebe certificado das mãos do reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, e do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona. Foto: Agência Estadual de Notícias.

A solenidade reuniu reitores, vice-reitores, pró-reitores e outros gestores das instituições públicas de ensino superior do Paraná, estaduais e federais, além de representantes de instituições parceiras como a Superintendência Geral de Inovação do Paraná (SGI), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

Jornalismo Científico

Os profissionais da imprensa Niomar Pereira e Guilherme Gonçalves foram vencedores na categoria Jornalismo Científico, em Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra, respectivamente. Repórter do Jornal de Beltrão, na região Sudoeste do Paraná, Niomar escreveu uma série de reportagens sobre defensivos agrícolas e saúde, e destacou a importância dos mananciais hidrográficos para a população. Guilherme, que atua no portal de notícias Plural, de Curitiba, conquistou o prêmio com uma matéria sobre os fenômenos da escassez de água. Niomar também ressaltou, em sua fala, a importância do trabalho de pesquisa feito pela Unioeste de Francisco Beltrão, através da professora doutora Carolina Panis, docente do curso de Medicina e responsável pelo laboratório de biologia de tumores da Unioeste/Francisco Beltrão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques